Cristóvão Tormin enaltece homenagem a padres e pede apoio a projeto de sua autoria
Ao subir à tribuna para discutir o projeto de lei nº 17005/25, que propõe a transferência simbólica da capital do Estado para o povoado de Muquém, em Niquelândia, anualmente no dia 15 de agosto, em homenagem às celebrações de Nossa Senhora d'Abadia, o deputado Cristóvão Tormin (PRD) citou a realização de uma sessão solene, na noite de ontem, que pela primeira vez comemorou, no Parlamento goiano, o Dia do Padre.
Segundo o parlamentar, a solenidade foi belíssima, sendo que alguns bispos e mais de 100 sacerdotes de todo o estado foram condecorados, em função do trabalho social e pastoral que realizam.
Em seguida, Tormin pediu apoio ao projeto em votação, de sua autoria: “Eu quero aqui sintetizar, em rápidas palavras, a importância dessa romaria para o nosso estado, especialmente, para as regiões do Entorno do Distrito Federal e Nordeste. Essa romaria é a mais antiga do estado, realizada há 279 anos, atrai cerca de 400 mil fiéis de todo o nosso estado e de outras localidades, como Distrito Federal e Minas Gerais”.
Cristóvão ainda detalhou como é realizada a romaria, o percurso feito pelos romeiros e todos os eventos realizados durante os 10 dias de celebração. Ele afirmou que a aprovação do projeto prestigia a Festa do Muquém, que, junto com a Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade, são as maiores festas religiosas de Goiás: “O povo do nosso estado é um povo de fé, que guarda sua cultura e suas tradições. Então peço a aprovação de todos os deputados".