Comunidade acadêmica

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi tema de audiência pública realizada no Auditório Carlos Vieira, que reuniu alunos, docentes e parlamentares para discutir políticas públicas para a educação básica.
Na tarde desta terça-feira, 12, o Auditório Carlos Vieira foi palco para a realização da audiência pública em defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), sob a organização da deputada Bia de Lima (PT) e do vereador Edward Madureira (PT). O evento foi dedicado à discussão e ao planejamento de políticas públicas para fortalecer a formação inicial de professores para a educação básica.
O auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) ficou ocupado, na sua capacidade máxima, com a presença de alunos advindos da Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e, por último, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com alunos dos campi de Urutaí, Ceres, Rio Verde, Morrinhos e Iporá.
Com o objetivo de formar futuros professores mais preparados, 10 autoridades da área, entre políticos e professores, participaram da mesa diretiva para debater sobre o Pibid, um projeto do Governo Federal que promove a iniciação à docência, por meio da oferta de bolsas a alunos de licenciatura que atuam em escolas públicas, permitindo que eles vivenciem a realidade escolar desde o começo da graduação e se preparem melhor para a carreira.
O vereador Madureira deu início aos discursos compartilhando sobre a concepção do programa, criado há 18 anos, na gestão do então ministro da Educação, Fernando Haddad, além dos bastidores para que o debate do Pibid pudesse ser realizado. “Eu era reitor da UFG à época, o ministro Haddad nos desafiou a trabalhar na concepção do Pibid. A gente, que assistiu essa história, não imaginava o impacto e a transformação desse programa”, relatou.
Antes de usar a palavra, a deputada Bia de Lima, presidente da Comissão de Educação da Alego, quebrou o protocolo ao aclamar uma salva de palmas para o influenciador Felca, autor de um vídeo publicado nas redes sociais, que denunciou práticas sugestivas ou que induzam menores a comportamentos libidinosos, por parte de outro influenciador.
Em seguida, Lima destacou que o Pibid tem importante missão para o futuro da docência no país, uma vez que o número de candidatos para seguir carreira como professor está em constante declínio ao longo dos anos.
“Esse é um programa que tem como propósito o estímulo à docência. Infelizmente, diante da realidade atual, corremos o risco de ter um ‘apagão’ de professores. É com essa preocupação que, junto com o vereador Edward Madureira, estamos desenvolvendo essa audiência pública para fazer a defesa junto aos institutos de educação. O intuito é desenvolvermos práticas que incentivem essa nova geração pela profissão”, enfatizou a petista.
O convidado especial da tarde, vindo do Estado do Mato Grosso, foi o representante do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) (Forpibid-RP Nacional), Frederico Guirra. O professor discorreu sobre o andamento para transformar em legislação o programa de bolsas de estudo, assunto pautado no projeto de lei nº 3970/2021, que segue sob análise do Congresso Nacional.
“Foi criada a proposta em 2021, e agora nós tivemos uma recente aprovação pela Comissão de Educação do Senado Federal, que apensou nosso projeto de lei ao PL de nº 7552/2014. Com essa primeira aprovação, vamos passar por duas comissões e seguir para a Câmara dos Deputados”, exclamou Guirra.
A pró-reitora de Ensino do IF Goiano, Geisa D’avila Ribeiro Boaventura, falou sobre a importância do evento para a formação de futuros docentes. “A formação de professores é fundante, no sentido da valorização do magistério, do resgate da nossa moçada, porque a gente vê um ‘apagão’ de não querer ser professor e, por isso, a gente precisa valorizar a docência como um pilar para a nossa sociedade”, frisou.
Na sequência, usaram a palavra a coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar de Inglês/Pedagogia da UEG, Giuliana Castro Brossi; o coordenador de área do Subprojeto de Teatro do Pibid da UFG, professor Newton de Souza; o coordenador institucional do Pibid da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), professor Rodrigo Fideles Fernandes Mohn; a coordenadora de área de gestão do Pibid IFG, professora Aleir Ferraz Tenório; e a representante do Forpibid Centro Oeste, professora Rosenilde Nogueira Paniago.
Convidada para falar ao púlpito, a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora Ludymilla Morais, destacou que a audiência pública do Pibid é fundamental para a continuidade da proposta. “Enquanto política pública, o programa vai ser muito válido para incentivar a juventude e a docência. O Pibid pode permanecer, se fortalecer e transversalizar todas as gestões”, comentou.
Ao final do evento, foi dada a oportunidade de fala à plateia como forma de transmitir as experiências com o Pibid e de contribuir para o desenvolvimento do programa. Entre os participantes, uma estudante paranaense de pedagogia da PUC-GO fez um discurso relatando que, quando tinha 15 anos, presenciou um episódio no qual professores protestavam em uma greve e sofreram atos de violência. Ela relatou que presenciar ataques aos professores a marcou muito. A aluna disse ainda que, desde que entrou na universidade, o seu objetivo é a luta por melhorias para os estudantes e que o Pibid é uma oportunidade que a comunidade acadêmica tem de identificar a realidade da educação pública e seu desenvolvimento.