Ícone alego digital Ícone alego digital

Palácio Maguito Vilela recebe exposição "No Limite da Existência", de Miguel Menezes, que fica aberta ao público até dia 29

14 de Agosto de 2025 às 06:50
Crédito: Maykon Cardoso
Palácio Maguito Vilela recebe exposição "No Limite da Existência", de Miguel Menezes, que fica aberta ao público até dia 29
Abertura da exposição "No Limite da Existência", de Miguel Menezes

Teve início na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na noite dessa quarta-feira, 13, a exposição "No Limite da Existência", assinada pelo artista Miguel Menezes. Sob a organização da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, a mostra ficará aberta até o dia 29 de agosto, no espaço de exposições do bloco A, do Palácio Maguito Vilela.

A exposição do artista foi acompanhada pelo presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Casa, deputado Mauro Rubem (PT), que reforçou o papel de fomentador cultural da Assembleia Legislativa. “A cultura é uma expressão política e humana fantástica. Nossa meta é que essa Casa tenha editais, uma Casa de cultura e diversas expressões culturais. Juntamente com o presidente Bruno Peixoto (UB), estamos buscando a sustentação financeira para essas atividades”, afirmou.

Rubem falou ainda que, com a saída de Goiás do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), será possível melhorar o orçamento da Assembleia: “Com isso, teremos uma estrutura que poderá incentivar essas expressões culturais. Recurso a Casa tem e disposição para o trabalho também”.

O artista Miguel Menezes contou à Agência Assembleia de Notícias que seu intuito com suas obras é retratar a essência humana no âmbito das emoções e da espontaneidade. “É muito gratificante ter a oportunidade de expor na Assembleia Legislativa”, enalteceu.

Menezes é considerado, no meio artístico, como uma das promessas da arte contemporânea brasileira. Apesar da pouca idade, 16 anos, já tem maturidade para provocar uma profunda reflexão sobre a alma humana, que transita entre o real e o subjetivo, o visível e o inominável. “Cada pincelada é uma vida, cada vislumbre um pensamento, cada dúvida uma aceitação da ínfima existência humana. Minha vida mora no arrepio do questionamento”, afirma.

A exposição

O conjunto reúne pinturas em óleo sobre tela, com dimensões que variam entre 60x80 cm e 100x120 cm. As pinceladas densas, texturas espessas e o uso expressivo do vermelho profundo deflagram uma identidade artística influenciada, segundo Menezes, por artistas como Francis Bacon, Egon Schiele, Frida Kahlo, Iberê Camargo e Siron Franco.

Desde sua estreia na 588 Art Show (2022), em Goiânia, Miguel Menezes tem conquistado espaço no circuito artístico nacional, com uma produção independente e ousada. Conforme o próprio jovem artista, sua arte não é decorativa: é confessional, visceral e profundamente existencial.

O artista plástico Miguel Menezes pode ser encontrado na internet pelo perfil @miguelmenezes_m, no Instagram, e pelo seu site.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.