Ícone alego digital Ícone alego digital

Desportistas universitários foram homenageados pelo Parlamento, nessa 2ª-feira

19 de Agosto de 2025 às 06:50
Crédito: Maykon Cardoso
Desportistas universitários foram homenageados pelo Parlamento, nessa 2ª-feira
Deputado Virmondes realiza homenagem às Atléticas da PUC, UFG e UEG

Em evento realizado na noite dessa segunda-feira, 18, o Parlamento goiano reverenciou a atuação das Atléticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). A iniciativa foi do deputado Virmondes Cruvinel (UB). Na solenidade, realizada no Auditório Francisco Gedda, 134 atletas acadêmicos das três instituições foram homenageados.

Uma atlética acadêmica é uma organização formada por alunos de um ou mais cursos de uma instituição de ensino superior para promover a prática de esportes e a integração entre os alunos. Além de fomentar a atividade física e o espírito esportivo, as atléticas buscam estimular a convivência social entre os estudantes, promovendo eventos sociais e ações solidárias.

Estiveram na mesa diretiva dos trabalhos, ao lado de Virmondes Cruvinel, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges; a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC, Rosemary Francisca Neves; o gerente de ginásios da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Roberto Ricardo, na oportunidade representando o secretário Rudson Guerra; e o presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário, Lusimar Santos.

Segundo o deputado Virmondes Cruvinel, a defesa do esporte em várias dimensões tem sido uma das diretrizes do seu mandato com a aprovação de leis de incentivo e a destinação de recursos para reforma de ginásios e praças esportivas em todo o estado.

O parlamentar salientou que, reconhecer as atléticas, também é uma forma de incentivar a prática esportiva. “É esse ponto de encontro da formação, do trabalho de base, da unidade dentro das universidades, e, principalmente, para incentivar esse trabalho na ponta, em toda aquela convivência da vida acadêmica. Então é reconhecer isso, é reconhecer o valor do esporte e dos momentos de integração que acontecem no estado.”

Incentivar talentos

Cruvinel destacou que o reconhecimento da atuação dessas associações acaba estimulando a prática esportiva. “Da mesma forma que já existe o trabalho na articulação política nos centros acadêmicos, as associações atléticas acabam por incentivar os talentos a serem revelados dentro da academia.”

Para o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges, a valorização do desporto universitário e da prática esportiva entre os estudantes vai muito além da atividade acadêmica e promove benefícios por toda a vida, como o combate às doenças, inclusive, as mentais, além de ajudar o jovem a se relacionar. “A prática esportiva é, com certeza, uma medida de saúde antes de mais nada para esses jovens. Com o esporte combatemos tanta coisa ruim, combatemos a droga, combatemos as telas, combatemos a desinformação e formamos pessoas que sabem trabalhar em equipe, que sabem trabalhar cada vez mais em prol do outro. O esporte nos proporciona isso.”

O reitor afirmou que a Universidade Estadual de Goiás incentiva a prática esportiva, de várias formas, e uma delas é a realização de jogos internos da instituição. “Em setembro iniciaremos a edição deste ano. Ao todo colocaremos 1.300 jovens em prática esportiva na cidade de Caldas Novas. Uma oportunidade que os jovens têm, para além dos benefícios de praticar, se preparam para o momento, depois vão para uma disputa saudável, que faz com que o esporte possa ter vez e voz na vida desses jovens.”

Um dos homenageados da noite foi o presidente da Atlética Madrasta, do curso de medicina da UFG, Lucas Henrique Melo Guimarães, que destacou a importância do reconhecimento a um trabalho que exige dedicação e compromisso. Ele reafirmou a importância da prática esportiva, principalmente na UFG, uma universidade pública, lembrando que com isso, muitas pessoas que, às vezes, nunca praticaram qualquer modalidade esportiva, que nunca tiveram a oportunidade de jogar, possam ter uma experiência esportiva alguma vez na vida delas. "Então, realmente fico muito feliz de ter essa homenagem para as atléticas.”

Victor Oliveira, estudante de direito da UFG e presidente da Atlética Mafiosa, também expressou seu contentameno com o reconhecimento feito pelo Legislativo goiano. Segundo ele, a atuação das atléticas, muitas vezes, é vista somente como a realização de festas, o que não é verdade. Ele disse que muito se trabalha para isso, um trabalho voluntário, que dá a possibilidade de entregar integração para as pessoas, um momento de convivência e de fazer com que elas tenham um senso de pertencimento muito mais forte e presente ao longo do curso. "Podemos transformar vidas através do esporte.”  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.