Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Dr. George Morais homenageou agentes do Programa Despertar, de prevenção ao câncer de tireoide

19 de Agosto de 2025 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Deputado Dr. George Morais homenageou agentes do Programa Despertar, de prevenção ao câncer de tireoide
Sessão solene aos Profissionais do Programa Despertar

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na noite dessa segunda-feira, 18, sessão solene especial para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais que atuam no Programa Despertar, uma iniciativa que tem se destacado pela promoção da saúde e prevenção de doenças, em especial o câncer de tireoide, por meio de ações de conscientização, rastreamento e exames gratuitos. A cerimônia foi conduzida pelo deputado Dr. George Morais (PDT), autor da homenagem, e contou com a presença de diversas autoridades políticas, representantes de municípios e profissionais da saúde.

Na composição da mesa estiveram a deputada federal Flávia Morais (PDT); o prefeito de Doverlândia, Amilcar Machado Pereira Júnior; o prefeito de Cachoeira Dourada, Rodrigo Rodrigues Almeida; o prefeito de São Francisco de Goiás, Cleuton Gomes de Moura (Timbó); o prefeito de Maurilândia, Wanderval Silva Martins; a primeira-dama de Maurilândia, Cláudia Georgino de Sessa Martins; o prefeito de Gouvelândia, Fausto Caiado Barbosa; a primeira-dama de São Francisco de Goiás, Elisângela Leandro Ribeiro Moura; o prefeito de Inaciolândia, Cláudio Henrique Caixeta; a primeira-dama e secretária de Promoção Social de Inaciolândia, Sandra Martins Caixeta; e a assessora de comunicação Joyce Pereira Silva.

A cerimônia teve início com uma homenagem póstuma à agente comunitária de saúde Zilda Resende de Araújo Machado, carinhosamente conhecida como Zildinha, que se tornou referência de dedicação e humanidade no atendimento à saúde pública no município de Doverlândia e região. Foi exibido um vídeo institucional que retratou sua trajetória de vida e serviço à comunidade. Ao iniciar seu discurso, George Morais ressaltou o significado da homenagem e a relevância do trabalho da profissional.

“A Zildinha começou sua vida pública caminhando pelas ruas de Doverlândia, cuidando com muito carinho da saúde da população. Ela nos deixou um legado que precisa ser mantido vivo”, afirmou. O parlamentar destacou ainda a importância dos agentes comunitários de saúde, definindo-os como “os olhos, os ouvidos e o coração do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Avanços do Despertar

O deputado enfatizou os avanços e a abrangência do Programa Despertar, que já percorreu mais de 120 municípios goianos ao longo de 2025, realizando ações de orientação e exames preventivos gratuitos voltados ao rastreamento do câncer de tireoide. “A nossa meta é audaciosa: realizar 100 mil exames de prevenção ao câncer da tireoide no estado de Goiás. A prevenção é o melhor caminho. Muita gente ainda desconhece o que é a tireoide e sua importância. Por isso, precisamos despertar as pessoas para a prevenção e para o cuidado com a saúde.”

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o depoimento do Amilcar, filho de Zildinha, que, visivelmente comovido, agradeceu a homenagem prestada à sua mãe e falou sobre o legado deixado por ela. “O senhor não pode imaginar o orgulho e a honra que é, para um filho, ver o rosto da sua mãe estampado em uma homenagem na maior Casa de Leis do Estado de Goiás. Essa comenda será distribuída aos 246 municípios goianos, e isso me enche de orgulho.”

Ele relatou detalhes da trajetória de Zildinha, que iniciou sua carreira como agente comunitária de saúde atendendo três assentamentos da reforma agrária em Doverlândia. “Minha mãe visitava 92 famílias todo mês, muitas vezes de moto. Em várias dessas ocasiões, tive o privilégio de ser o condutor dela, participando desse trabalho tão nobre. Ver hoje o nome dela sendo reconhecido aqui, nessa comenda e nos painéis da Assembleia, não tem preço.”

O filho também lembrou que sua mãe exerceu os cargos de vereadora e prefeita de seu município, sempre com humildade, empatia e profundo respeito pelas pessoas. “Minha mãe nunca passou por cima de ninguém. Com simpatia, afeto e carinho, ela mudou a realidade à sua volta.”

Na linha de frente

Representando os prefeitos e agentes comunitários presentes, o prefeito de Cachoeira Dourada também fez uso da palavra para agradecer à Assembleia Legislativa e à iniciativa do deputado Dr. George Morais. Em seu discurso, enfatizou a importância do reconhecimento e da valorização dos servidores públicos que atuam na linha de frente da saúde. “Essa honraria nos dá a sensação de que estamos no caminho certo, mas também aumenta nossa responsabilidade de fazer ainda melhor. Às vezes, diante de críticas ou incompreensões, nos perguntamos se vale a pena abrir mão de tanto — do convívio familiar, dos amigos. Mas quando você chega ao fim do mandato, olha pra trás e vê que conseguiu realizar, que o povo te estende a mão novamente, você entende que sim, valeu a pena.”

A deputada federal Flávia Morais, vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer e presidente da Subcomissão de Saúde da Câmara dos Deputados, destacou o impacto positivo do Programa Despertar nos municípios goianos e defendeu sua ampliação para todo o território nacional. “O Programa Despertar está 'bombando' no estado inteiro. Quando chegamos aos municípios, preparamos 50 ou 100 cadeiras, e acabamos recebendo 400, 500 pessoas em cada evento. A população está buscando se cuidar, e isso nos enche de alegria.”

A parlamentar ressaltou que a prevenção é um dos pilares mais eficazes no enfrentamento do câncer e que o Ministério da Saúde precisa investir com mais intensidade nessa área. “Tenho certeza de que o Programa Despertar, doutor George, vai se tornar um programa nacional. Quando o Ministério da Saúde entender que tratar o paciente desde o início significa menos casos avançados e, portanto, menos sofrimento, menos custo e mais eficiência no sistema, e vai querer levar esse rastreamento para todo o Brasil.”

Flávia Morais alertou para a dificuldade de diagnóstico do câncer de tireoide, uma doença muitas vezes silenciosa, que só apresenta sintomas em estágios mais avançados, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura. “Infelizmente, muitos pacientes só descobrem o câncer de tireoide em estágio avançado, porque é uma doença silenciosa. E esse é um desafio que precisamos enfrentar com políticas de rastreamento e incentivo ao diagnóstico precoce.”

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.