Deputado Bruno Peixoto propõe título de cidadania a diplomata italiano
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou o projeto de lei nº 19673/25 para conceder o Título de Cidadania Goiana ao diplomata italiano Alessandro Cortese. A proposta, que já tramita na Casa, será avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Nascido em Roma, Cortese é diplomata de carreira. Formado em Direito pela Universidade de Roma em 1984, ingressou na carreira diplomática em 1986. Ele ocupou posições de destaque ao longo dos anos, incluindo o cargo de primeiro secretário da Representação Permanente da Itália junto à Comunidade Econômica Europeia (CEE), em Bruxelas, e conselheiro de Embaixada em Ottawa (Canadá).
Ao longo de sua carreira, Alessandro Cortese foi promovido a ministro na Representação Permanente junto à União Europeia (UE) em Bruxelas e, em 2012, foi acreditado com o título e grau de embaixador para a Comissão Política e de Segurança da União Europeia. Em 2014, ele recebeu a condecoração de comendador da Ordem ao Mérito da República da Itália, uma das mais altas honrarias do país.
Em 2019, Cortese assumiu o cargo de chefe da Representação Permanente junto às Organizações Internacionais em Viena, sendo também acreditado como embaixador junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e à Organização do Tratado de Total Proibição de Testes Nucleares (CTBTO).