Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Bruno Peixoto propõe título de cidadania a diplomata italiano

25 de Agosto de 2025 às 11:48

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou o projeto de lei nº 19673/25 para conceder o Título de Cidadania Goiana ao diplomata italiano Alessandro Cortese. A proposta, que já tramita na Casa, será avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Nascido em Roma, Cortese é diplomata de carreira. Formado em Direito pela Universidade de Roma em 1984, ingressou na carreira diplomática em 1986. Ele ocupou posições de destaque ao longo dos anos, incluindo o cargo de primeiro secretário da Representação Permanente da Itália junto à Comunidade Econômica Europeia (CEE), em Bruxelas, e conselheiro de Embaixada em Ottawa (Canadá).

Ao longo de sua carreira, Alessandro Cortese foi promovido a ministro na Representação Permanente junto à União Europeia (UE) em Bruxelas e, em 2012, foi acreditado com o título e grau de embaixador para a Comissão Política e de Segurança da União Europeia. Em 2014, ele recebeu a condecoração de comendador da Ordem ao Mérito da República da Itália, uma das mais altas honrarias do país.

Em 2019, Cortese assumiu o cargo de chefe da Representação Permanente junto às Organizações Internacionais em Viena, sendo também acreditado como embaixador junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e à Organização do Tratado de Total Proibição de Testes Nucleares (CTBTO).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.