Presidente da ASG discursa em Libras e comemora trabalho da associação
O presidente da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG), Leonardo Rasmussen, discursou, em Libras, com tradução simultânea em linguagem falada, durante a sessão solene em homenagem ao cinquentenário da entidade. Realizada, neste momento, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa, a cerimônia celebrou meio século de dedicação e conquistas. Rasmussen expressou sua gratidão aos sócios pelo apoio contínuo em meio a todas as dificuldades e lutas enfrentadas pela comunidade surda ao longo do tempo.
O presidente da associação também ressaltou a figura de Edson Franco Gomes, ex presidente da ASG, a quem ele creditou a fundação da associação e o início das conquistas de acessibilidade para a comunidade. Segundo Rasmussen, a atuação de Gomes, que aprendeu a Língua de Sinais no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi fundamental para o desenvolvimento da comunidade surda goiana. “Graças a seu exemplo, hoje existem [profissionais] formados e talentos em diversas áreas mostrando que o surdo é capaz e pode se desenvolver”, salientou.
Ao finalizar seu discurso, Leonardo Rasmussen aproveitou a oportunidade para fazer um apelo. Ele solicitou mais intérpretes em locais essenciais, como delegacias de polícia, hospitais e outras instituições. O presidente da ASG ainda sugeriu a criação de um projeto de lei que garanta bolsas e transporte para crianças surdas participarem de eventos esportivos, destacando a necessidade de incentivar a inclusão pelo esporte.