Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel homenageia personalidades com Título de Cidadania Goiana e Medalha Pedro Ludovico

22 de Agosto de 2025 às 14:07

A Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), realiza sessão solene de entrega de Título Honorífico de Cidadania Goiana a personalidades pelo trabalho e pela contribuição ao desenvolvimento do Estado de Goiás e entrega de Medalha Pedro Ludovico ao presidente executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), Edwal Freitas Portilho, conhecido como Tchequinho. A solenidade terá lugar no Plenário Iris Rezende, da sede do Parlamento estadual, às 9 horas de segunda-feira, 25. 

Edwal Portilho possui sólida formação acadêmica, sendo técnico em agropecuária pelo Instituto Federal Goiano, zootecnista pela Universidade de Rio Verde e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por mais de 15 anos na Brasil Foods S/A, onde contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento da agroindústria goiana, e, nos últimos oito anos, destacou-se como diretor Executivo e, atualmente, presidente Executivo da Adial Goiás, lidera iniciativas voltadas à inovação, sustentabilidade e crescimento econômico do Estado. 

“Reconhecido por sua capacidade de articulação e por seu engajamento em projetos comunitários e sociais, Tchequinho é referência em Goiás pelo compromisso com o desenvolvimento industrial e a geração de oportunidades, tendo sua trajetória marcada por dedicação, competência e contribuição efetiva para o progresso goiano”, destacou Virmondes.

Cidadãos goianos

Serão agraciados com Título Honorífico de Cidadania Goiana:

Archimedes Cavalcanti Júnior, natural de João Pessoa e com 59 anos, construiu carreira iniciada no serviço público da Paraíba, onde atuou em cargos administrativos nas áreas de cultura e turismo, mas se destacou a partir de 1988 na representação comercial, com atuação nos setores de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, informática, telefonia, presentes, brinquedos e utilidades domésticas. Desde 1994, residindo em Recife, expandiu seu trabalho para atender grandes redes regionais e nacionais, consolidando-se como liderança no setor. Atualmente, exerce funções de destaque como diretor-presidente do Core-PE, vice-presidente da Fecomércio-PE, presidente do Sircope, membro do Conselho Diretor do Sesc-PE e presidente do Confere, cargos que reforçam sua relevância na representação comercial e no fortalecimento do comércio em Pernambuco e no Brasil.

Igor Viana Monteiro, nascido em João Pessoa (PB) e residente em Goiás desde 2014. Educador musical, violinista e mestre em artes que construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino coletivo de instrumentos e pela promoção da inclusão social por meio da música. Servidor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e idealizador do projeto “Orquestra de Violinos Cajuzinhos do Cerrado”, referência em educação musical coletiva, Igor tem ampliado o acesso à cultura em comunidades urbanas e rurais, projetando Goiás no cenário nacional e internacional com participações em festivais, congressos e publicações científicas. 

“Com passagens pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e intensa atuação na formação de novos educadores, sua contribuição transcende o campo educacional, alcançando dimensões sociais, culturais e científicas que fortalecem o patrimônio imaterial goiano, justificando o reconhecimento de sua trajetória com o título de Cidadania Goiana”, assinala Virmondes.

João Batista Barbosa Filho, natural de Imperatriz (MA) e radicado em Goiás desde 1982, onde construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela geração de empregos. Iniciou sua carreira em 1991 com uma confecção que chegou a empregar cerca de 300 pessoas e, posteriormente, fundou a Lavanderia John Cler, hoje reconhecida como a maior lavanderia de denim do Centro-Oeste. Expandindo sua atuação, investiu também no setor de lavanderia hospitalar, consolidando um dos maiores empreendimentos do ramo em Goiânia e contribuindo de forma essencial para a infraestrutura da saúde. 

“Com sua visão estratégica, João Batista tem se destacado como um empresário que fortalece a economia goiana e promove o desenvolvimento social por meio da criação de oportunidades e do compromisso com o progresso do Estado”, disse o deputado.

João Batista Gomes Moreira, natural de Patos de Minas (MG), possui trajetória de vida marcada pelo trabalho árduo, preparo intelectual e relevantes contribuições ao Estado de Goiás. 

“Seu currículo de grande relevância e dedicação ao desenvolvimento regional o torna plenamente merecedor da concessão do Título de Cidadão Goiano, reconhecimento justo a quem tanto tem colaborado para o engrandecimento do Estado”, assinalou Virmondes.

Luciana de Souza Barros, economista, técnica em contabilidade e pós-graduada em Gestão Pública e Finanças, possui mais de 20 anos de dedicação ao setor público, com trajetória marcada pela ética, eficiência e compromisso social. Na Sudeco, destacou-se na coordenação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e em cargos de liderança até chegar à Superintendência da autarquia, sendo a segunda mulher a ocupar o posto. Sua atuação tem fortalecido micro e pequenas empresas, a agricultura familiar, a inovação tecnológica e a economia verde, gerando impactos concretos no desenvolvimento de Goiás por meio da atração de investimentos, fortalecimento de cadeias produtivas e democratização do acesso ao crédito. 

“Defensora da inclusão produtiva, do empreendedorismo feminino e da diversidade em cargos estratégicos, Luciana simboliza uma liderança comprometida com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais, justificando o reconhecimento com o Título de Cidadania Goiana”, destacou o deputado.

Miguel Pricinote, nascido em Tupaciguara (MG), é administrador de empresas com especializações em transportes e MBA em marketing pela FGV, destacando-se por sua trajetória ética e comprometida com o desenvolvimento de Goiás. Atuou por 11 anos no órgão gestor e poder concedente do SIT de Goiânia e possui mais de 19 anos de experiência na iniciativa privada, em empresas concessionárias do transporte coletivo, com atuação em planejamento, gestão de pessoas, controle operacional e coordenação de equipes. Também liderou a implantação de nova empresa em Brasília, sendo responsável por metas, orçamento e receitas, consolidando uma carreira marcada por resultados expressivos e contribuição relevante ao setor de transportes.

Platon Teixeira Neto, natural de Belo Horizonte (MG), é juiz titular da Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos (TRT18), com sólida trajetória acadêmica e jurídica. Doutor em direito pela UFMG, mestre em direitos humanos pela UFG e com diversas especializações no Brasil e no exterior, atua como professor do mestrado em direito e políticas públicas e de direito processual do trabalho da UFG, desenvolvendo pesquisas sobre a Reforma Trabalhista e o controle de convencionalidade. Foi coordenador de pesquisa, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG e integrou comissões nacionais e regionais de combate ao trabalho infantil e de promoção da aprendizagem. Também é membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e titular da Cadeira nº 3 da Academia Goiana de Direito. Sua carreira, marcada pela ética, pela defesa da justiça social e pela promoção da cidadania, tem contribuído significativamente para o fortalecimento da inclusão e do progresso em Goiás.

Renan Ribeiro Varela Rervoredo, nascido em Brasília (DF), dedica-se à capoeira desde 1997, tendo se mudado para Goiânia em 2007, onde se destacou na formação de novos capoeiristas e na promoção da inclusão social, disciplina e cidadania por meio da arte. Idealizador do Movimento MARU Capoeira e do CT Mamute, consolidou espaços que unem capoeira e outras artes marciais, atendendo crianças, adolescentes e adultos independentemente de classe social, gênero ou etnia, tornando-se referência em Goiás. Sua atuação também ultrapassou fronteiras, com passagem pelos Estados Unidos para divulgar a capoeira e fortalecer a cultura afro-brasileira internacionalmente. 

“Com metodologia inclusiva e transformadora, Renan tem impactado centenas de vidas, promovendo desenvolvimento humano, valorização cultural e formação de novos professores e contramestres da capoeira”, assinalou o deputado.

Roberto Pessoa Rhem, natural de Ilhéus (BA) e residente em Goiânia desde 1992, onde construiu uma carreira sólida no setor automotivo e de seguros, ocupando cargos de destaque em empresas de relevância nacional e internacional. 

Atualmente é Consultor Comercial da Hyundai Motor Brasil, atuando de forma estratégica na expansão da marca na região, e já passou por funções de liderança e consultoria em organizações como Assurant Seguradora S/A, Grupo SHC – JAC Motors, Virginia Surety e NPM Motopeças – Yamahaus. “Com competência e compromisso, tem contribuído para o fortalecimento dos mercados de automóveis e motocicletas em Goiás, gerando empregos, dinamizando o comércio e atraindo investimentos, o que evidencia sua importante atuação no desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou o propositor.

Sebastião Eurico de Melo Souza, natural de Igarapava (SP), o neurocirurgião é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, na turma de 1966. 

Sebastião estagiou em neurologia no HSPE-SP (1967), passou a integrar o corpo docente de Clínica Médica na Faculdade de Medicina da UFG (1968). Em 1972, obteve o título de Especialista em Neurologia (AMB/ABN). No mesmo ano, foi Post Graduate Fellow em Neurologia no Institute of Neurology (Queen Square), em Londres. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e do Movement Disorders Society, American Academy of Neurology, American Stroke Association, European Academy of Neurology e World Stroke Organization.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.