Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais aposta na oficialização de eventos tradicionais de Iporá, Baliza e Caiapônia

25 de Agosto de 2025 às 15:30

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou três projetos de lei que incluem eventos culturais e religiosos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O intuito das proposituras é reconhecer e fomentar festividades tradicionais que fortalecem a identidade e movimentam a economia de municípios goianos.

O processo nº 20.132/25 integra ao calendário a Festa de Maio dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada em Iporá. Segundo o legislador, a festividade, que há décadas faz parte da comunidade, é uma expressão viva de fé e cultura. A celebração não apenas fortalece a devoção e a integração comunitária, mas também fomenta o turismo religioso e movimenta a economia local, gerando oportunidades para o comércio e artesãos da região.

Já a iniciativa nº 20.133/25 inclui no calendário oficial a Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, realizada anualmente em Baliza. A festividade de cunho religioso, cultural e comunitário, que ocorre entre a última semana de julho e a primeira de agosto, é um importante momento de celebração da fé e de confraternização para fiéis e romeiros de diversas cidades de Goiás e estados vizinhos. Morais argumenta que o reconhecimento oficial trará maior visibilidade e apoio institucional para o evento, contribuindo para a preservação de tradições centenárias e a promoção da cultura goiana.

A terceira matéria, de nº 20.134/25, trata da inclusão da Exposição Agropecuária de Caiapônia (Expac) no calendário de eventos. O legislador justifica que o reconhecimento oficial da exposição destacará seu valor histórico, social, econômico e cultural, o que pode potencializar parcerias com órgãos estaduais e a iniciativa privada. A medida visa garantir a continuidade e a expansão da Expac, consolidando-a como um evento de destaque para a agropecuária e a cultura do estado.

Os três projetos de lei seguirão para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relator e votação de parecer.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.