Campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação e promove, na Assembleia, arrecadação de potes de vidro

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está engajada, neste mês de agosto, em uma mobilização para a saúde pública e para a primeira infância. A campanha Agosto Dourado, conduzida pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), reforça a importância do aleitamento materno e promove ações de conscientização voltadas à saúde de mães e bebês.
Entre as iniciativas em andamento, está a arrecadação de potes de vidro com tampa de plástico, como os utilizados para maionese, café solúvel, azeitona, palmito, entre outros, que serão destinados aos bancos de leite humano do Estado. Esses recipientes são fundamentais para o armazenamento adequado do leite doado e, portanto, contribuem diretamente para salvar vidas. As doações estão sendo recebidas no hall de entrada da Alego até o dia 5 de setembro.
Prado, que é o autor da lei que instituiu oficialmente o Mês Estadual Agosto Dourado em Goiás, destaca que a mobilização precisa do engajamento de toda a sociedade. “Contamos com a participação de cada um para arrecadar e divulgar essa ação tão importante. Amamentar é um direito, é cuidado, é vida!”, frisa o parlamentar.
Além da coleta de potes de vidro, o Agosto Dourado contempla palestras, oficinas e ações educativas que disseminam informações sobre a importância do aleitamento materno. A campanha integra o calendário nacional e global e tem como objetivo principal conscientizar sobre os benefícios da amamentação, considerada um dos atos mais importantes para a saúde e o desenvolvimento dos bebês.
De acordo com especialistas, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida é capaz de salvar milhões de crianças todos os anos, fornecendo todos os nutrientes essenciais ao bebê, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho e ainda colaborando para a saúde da própria mãe, com a redução de riscos de determinadas doenças.
Goiás dispõe de legislação própria voltada ao incentivo à amamentação. A mesma lei que criou o Mês Estadual Agosto Dourado institui também a Política Estadual de Aleitamento Materno. A norma garante a promoção de políticas públicas voltadas à valorização da primeira infância, da maternidade e do ato de amamentar como gesto de amor, proteção e saúde.
“Seguimos firmes na luta por políticas públicas que valorizem a primeira infância e a maternidade. Neste Agosto Dourado, reforço a importância da amamentação como um ato de amor, proteção e saúde para mães e bebês”, destaca o deputado.