Bia de Lima defende valorização dos administrativos da educação
"
A deputada Bia de Lima (PT), durante sessão solene extraordinária, de sua autoria, em homenagem ao Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado no dia 6 de agosto, fez uso da palavra e destacou o papel fundamental da categoria no funcionamento das escolas. Ela reforçou a luta por reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho.
Lima lembrou que o Dia dos Servidores Públicos é celebrado em 28 de outubro, mas que a senadora Fátima Freire (PT-RN) propôs a criação de uma data específica para dar mais visibilidade ao trabalho dos administrativos da educação pública em todo o Brasil. “Estamos falando da merendeira, do merendeiro, dos profissionais da limpeza, dos secretários escolares, dos técnicos de laboratório. A escola não funciona sem vocês. Muitos dizem que não funciona sem professor, mas a verdade é que não funciona sem cada um de vocês.”
A deputada ressaltou que em agosto participou de mobilização em Brasília, quando mais de 300 representantes goianos estiveram no Ministério da Educação para cobrar do ministro o encaminhamento do piso nacional para a categoria. “Assim como aconteceu com os professores, só um piso nacional pode assegurar valorização de fato. Hoje, os administrativos vivem de promessas que não se concretizam”, disse.
A parlamentar também defendeu a oferta de formação técnica e superior, em parceria com universidades. Ela reforçou que muitos já buscam cursos superiores por conta própria, mas ficam frustrados porque o Estado não reconhece esse esforço no salário. "Precisamos de uma carreira que ofereça perspectiva e motivação.”
A legisladora lembrou que, após 17 anos de espera, um plano de carreira foi enviado à Casa no fim de 2023, mas contemplou apenas uma parte da categoria. “Foi maquiagem. Beneficiou 2,5 mil e deixou mais de 15 mil de fora. Teve gente que recebeu aumento de apenas 80 reais. Ridículo. Continuamos lutando por um plano de carreira que valorize de verdade os administrativos da educação de Goiás”, criticou.
A deputada contestou o argumento de falta de recursos por parte do Governo Estadual. “Aqui na Assembleia eu sei bem como está a questão orçamentária. Dinheiro o Estado tem, o que falta é prioridade”, afirmou.
Em nível nacional, Lima destacou a tramitação do projeto de lei 2531/2021, que trata da valorização da categoria, mas alertou para os desafios e disse esperar que no governo do presidente Lula, possa finalmente haver esse reconhecimento. "Não basta aprovar uma lei, é preciso garantir que ela seja cumprida e respeitada”, disse.
Ao encerrar seu discurso, Bia de Lima agradeceu a presença dos trabalhadores e reforçou seu compromisso com a categoria. “Vocês são valorosos, fundamentais para as escolas. Esta sessão é para dizer parabéns e muito obrigada. Vamos seguir de mãos dadas para implementar o valor merecido aos administrativos da educação de Goiás e do Brasil”, concluiu.