Deputado Paulo Cezar Martins realiza audiência pública sobre “Segurança alimentar, renda e restauração ambiental”

Com o objetivo de debater a segurança alimentar e os desafios para obter alimentos como as mudanças climáticas, a escassez de recursos hídricos e degradação dos solos, a Casa de Leis promoveu uma audiência pública na manhã desta quarta-feira, 27. O encontro foi proposto pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL) e ocorreu no Auditório Francisco Gedda.
Além do parlamentar estiveram na mesa de trabalho: prefeito de Itarumã, Luiz Henrique (MDB); prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP); engenheiro civil e empreendedor rural Marcelo Borba; biólogo e especialista em agricultura agroflorestal regenerativa Murilo Arantes; conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO), Fátima Valdimar Costa Silva; o advogado e membro da Comissão de Regularização Fundiária da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Mauro Zica Neto; secretário de Meio Ambiente de Pontalina, Leonardo Sousa, que representou o prefeito da cidade, Edson Guimarães; presidente do Sindicato Rural de Caçu, Sebastião Barroso; e Cristhian Lorraine Pires Araújo, representante do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa).
Paulo Cezar Martins enfatizou a importância de debater o tema e o motivo de realizá-lo na Casa Legislativa. “É necessário aplicar as políticas públicas já existentes. Eu trouxe a discussão para a Assembleia nessa audiência para poder discutir novas soluções. Compreendo que, como agentes políticos, temos o dever de apresentar à sociedade alternativas. É fundamental entendermos essa responsabilidade. Acredito que Deus busca homens e mulheres para servir ao seu povo, desempenhando um papel relevante ”, afirmou.
Cultura de vida
Logo após, os palestrantes da manhã fizeram uso da palavra. O primeiro foi o biólogo Murilo Arantes, que abordou a agricultura agroflorestal e suas aplicações no campo. Ele afirmou que no agro é preciso ter uma cultura de vida, trabalhar em sintonia com o fluxo natural do planeta e usar os princípios da natureza, da floresta, trazendo isso para a agricultura.
"Por exemplo, o produtor tem a possibilidade de implementar essa prática em sua propriedade. As hortaliças demandam uma adubação mais intensa, além de adubação nitrogenada concentrada. Todos os nutrientes aplicados beneficiarão as árvores frutíferas no futuro. Essa é uma abordagem inteligente. Portanto, plantar linhas de árvores frutíferas e, simultaneamente, hortaliças trará luminosidade suficiente para ambas as culturas. Assim, com o desenvolvimento do sistema, as árvores frutíferas, já bem estabelecidas, criaram um sombreamento e assim veremos os benefícios", explicou Arantes.
O engenheiro civil e empreendedor Marcelo Borba dividiu a sua experiência nas áreas de construção e gestão de shoppings centers. Ele detalhou como foi a construção do Goiânia Shopping e a transformação da região, resultando na criação do Parque Vaca Brava.
“Compartilho hoje uma experiência pessoal, pois ela também permeia nossa atuação atual. Somos empreendedores do Goiânia Shopping. Iniciamos o projeto em 1992. Idealizamos o shopping e o córrego Vaca Brava que atravessava a área teve o terreno preparado para o plantio de árvores. Participei ativamente do plantio, e mobilizamos a cidade para concretizar o projeto, em parceria com a prefeitura da época. Buscamos a prefeitura para, além de revitalizar nossa área, também transformar a área do Vaca Brava, que apresentava uma condição inadequada naquela época”, historiou Borba.
Benefícios ambientais
O empresário, que está à frente de outros projetos, mostrou a transformação que acontece nas áreas onde existem agroflorestas. “Os benefícios são ambientais e sociais. Como a recuperação de áreas degradadas e aumento da fertilidade do solo, a diversidade de espécies garante equilíbrio ecológico, há geração de empregos e renda no meio rural, entre outros”, sublinhou.
Após as palestras, os participantes da mesa também contribuíram com o debate. O prefeito de Itarumã, Luiz Henrique, agradeceu ao deputado pela iniciativa e disse que volta para cidade com um conhecimento amplo. Por sua vez, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal, falou sobre projetos de valorização da agricultura realizados no município. “Em Acreúna, nós temos várias iniciativas, entre elas, uma em que incentivamos a produção de verduras, legumes e damos condições para plantio em terrenos que estavam sem uso”, explicou.
Antes de encerrar, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes e a cantora Nicole Godinho, de 10 anos, fez uma apresentação musical no final da audiência pública.