Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel projeta instituição do Dia Estadual das Atléticas

28 de Agosto de 2025 às 13:03

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou o projeto de lei de nº 20148/25, para instituir em Goiás o Dia Estadual das Atléticas. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à relatoria. 

As associações atléticas acadêmicas (AAAs) são instituições tradicionais no ensino superior brasileiro, surgindo no início do século XX e se tornando essenciais no desenvolvimento do esporte universitário. Em Goiás, o estado com o maior número de universitários do Centro-Oeste, essas organizações desempenham um papel crucial, promovendo a prática esportiva e aprimorando habilidades essenciais como gestão, liderança e trabalho em equipe.

Mais que apenas o esporte, as atléticas funcionam como um importante apoio social para os estudantes, especialmente os jovens que se mudam de outras cidades, ajudando-os a se integrarem e a se sentirem parte da comunidade acadêmica, o que pode reduzir a evasão. Além disso, as AAAs contribuem para a economia local ao organizar eventos que atraem milhares de pessoas, como o "O Maior Inter".

O parlamentar enfatiza que essas competições universitárias nacionais aquecem a economia local através do turismo. “A relevância econômica dos eventos promovidos pelas atléticas é considerável. Os Jogos Universitários Goianos, por exemplo, movimentam significativamente o comércio regional, gerando demanda por serviços de hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento”, afirma.

A criação do Dia Estadual das Atléticas, em 28 de abril, é uma homenagem à data da primeira Olimpíada Universitária Brasileira, em 1935, uma competição que marcou o início do esporte universitário no País. A escolha da data é ideal, porque ocorre no meio do semestre letivo, período de intensa atividade estudantil, o que facilita a participação da comunidade universitária.

Essa iniciativa está em conformidade com a legislação esportiva brasileira, incluindo a Constituição Federal e a Lei Geral do Esporte, que permitem que os estados criem normas específicas para atender às suas necessidades. 

O legislador anota que adotar essa medida não gera despesas obrigatórias para o governo, permitindo que as atividades sejam implementadas de forma flexível e gradual, conforme o orçamento disponível. "O reconhecimento oficial das atléticas reforça a tradição de Goiás no esporte universitário e incentiva mais investimentos no setor."

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.