Deputados reivindicam título de cidadania a profissionais mineiras radicadas em Goiás
Foram encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para análise e designação de relatoria parlamentar, duas proposituras de cidadania goiana para servidora pública e empreendedora de naturalidade de Minas Gerais.
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou o projeto de lei nº 20277/25, com o qual propõe a concessão do Título de Cidadania Goiana à servidora pública Leandra Valéria Silva Negretto, nascida no município de Capinópolis (MG).
A escolha de Leandra Negretto, conforme o deputado, reflete seu comprometimento com causas relevantes, como a segurança pública e a eficiência administrativa, áreas nas quais ela tem desempenhado papel de relevo. Segundo Prado, a indicação reforça a valorização de profissionais que fortalecem o Estado com seu trabalho.
A mesma honraria está sendo proposta pelo deputado Amilton Filho (MDB) à empresária Divina Maria de Souza Benko. A matéria pertinente foi apresentada no Parlamento com o nº 20352/25. Conforme o parlamentar, Divina Benko tem dado efetivas contribuições ao desenvolvimento econômico e social goiano, especialmente na região de Abadiânia.
Divina Maria de Souza Benko é mineira, mas está radicada em Goiás há décadas. Segundo Amilton Filho, ela é um exemplo de empreendedorismo familiar que ajudou a impulsionar a economia local. Junto ao marido, João Benko Neto, ela iniciou suas atividades há mais de 35 anos, com uma simples barraca de palha às margens da Rodovia BR-060, onde comercializavam frutas e plantas.
Com o tempo, o negócio evoluiu para a Jerivá Comércio de Alimentos Ltda., empresa onde ela atua na área de Recursos Humanos. Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, a empreendedora também se destacou na educação municipal de Abadiânia, integrando iniciativas que unem ensino e saúde, promovendo o bem-estar comunitário.