Ícone alego digital Ícone alego digital

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar afirma que o importante é proteger vidas

02 de Setembro de 2025 às 09:58

Durante audiência pública para debater o tema "carregamento de veículos elétricos e segurança em estacionamento de edificações", o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, destacou a importância de regulamentar o uso de carros elétricos e sistemas de carregamento em edificações.

Segundo o miliar, a pauta não trata apenas de inovação tecnológica, mas principalmente de proteção de vidas e patrimônio. “Estamos falando de vidas humanas. Tivemos casos de incêndios em prédios de grande altura, e sabemos que qualquer falha pode custar vidas. Nosso papel é orientar, prevenir e propor soluções que protejam a população, sem transformar o carro elétrico em vilão.”

Vaz Júnior ressaltou que o debate sobre a eletromobilidade no Brasil já vem sendo feito pelo Corpo de Bombeiros há mais de dois anos, com base em experiências internacionais, como Estados Unidos, China, Alemanha e Dinamarca, e que as normas serão aplicadas de forma padronizada em todo o país. “A legislação será implementada com cuidado, com prazos de adaptação, visando padronização e segurança. O objetivo é estimular o mercado de carros elétricos com regras claras sobre instalação de carregadores e sistemas de segurança predial”, explicou.

O comandante enfatizou a necessidade de envolvimento de síndicos, construtores, associações e comunidade na discussão, destacando que o Brasil não pode adiar a adoção de tecnologias inovadoras, mas que a prioridade é sempre a segurança das pessoas. “Queremos que o consumidor e o setor compreendam que a prioridade é a proteção das pessoas, com sistemas preventivos adequados e prazos de adaptação, garantindo que inovações tecnológicas avancem de forma segura em todo o Brasil”, concluiu.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.