Bruno Peixoto quer oficializar reconhecimento da Festa da Mangaba, em Niquelândia
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou dois projetos de lei que visam a valorizar a cultura e as tradições de Niquelândia. As propostas buscam dar maior visibilidade à Festa da Mangaba, celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.
O projeto nº 20892/25 propõe a inclusão da festa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O evento, que homenageia um dos frutos mais simbólicos do Cerrado goiano, seria realizado anualmente no segundo fim de semana de novembro. Segundo o legislador, a festividade promove a preservação ambiental, a identidade cultural e o fortalecimento da economia local, além de contribuir para a educação patrimonial e o turismo sustentável.
Já a segunda proposta, de nº 20893/25, busca outro reconhecimento, com a inclusão da festa como Patrimônio Cultural Imaterial goiano. Conforme o parlamentar, a relevância histórica, social, ambiental e cultural do evento o qualifica para ser um verdadeiro patrimônio do Estado, fortalecendo as políticas de valorização das tradições regionais e do bioma do Cerrado.
A tramitação de ambos os projetos já começou e eles serão encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).