Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo homenageou a Associação das Pensionistas da Polícia e dos Bombeiros Militares, em sessão proposta por Dra. Zeli

04 de Setembro de 2025 às 06:45
Crédito: Sérgio Rocha
Legislativo homenageou a Associação das Pensionistas da Polícia e dos Bombeiros Militares, em sessão proposta por Dra. Zeli
Sessão solene em homenagem à Associação das Pensionistas da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu na noite dessa quarta-feira, 3, sessão solene para homenagear a Associação das Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (APPB-GO). Na cerimônia, proposta pela deputada Dra. Zeli (UB), houve o reconhecimento às pensionistas e seus familiares no apoio às forças de segurança pública do Estado. As homenageadas receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além da deputada: o secretário adjunto de Assistência do Bombeiro Militar, coronel Pimenta, representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), coronel Washington Luiz Vaz Júnior; a presidente da APPB-GO, Divina Roberta da Silva; o presidente da Caixa Beneficente dos Militares de Goiás, tenente-coronel Nilson Justino Pereira; o comandante da Assessoria Parlamentar da PM-GO no Congresso Nacional, major William Lira Miller Silva; o presidente da Associação Nacional de Entidades Representativas de Pensionistas, Policiais Militares e Bombeiros Militares (Anermb), sargento Leonel Lucas de Lima; o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM-GO e CBM-GO, subtenente Gilberto Cândido de Lima; a vice-presidente da Associação das Pensionistas, Valdeci Custódia de Jesus Silva; e sócio fundador do escritório Monteiro Advogados e Associados, Sebastião Sousa Monteiro Júnior.

Ao início da sessão, Dra. Zeli fez questão de agradecer a presença dos homenageados e seus parentes, reforçando que, enquanto estiver na condição de parlamentar, sempre estenderá sua mão à associação das pensionistas. “Esta homenagem é, antes de tudo, um reconhecimento da Assembleia Legislativa pela força, resiliência e pela contribuição que cada uma de vocês representa para a sociedade.”

A legisladora contou que teve a oportunidade de visitar a APPB-GO e saiu dessa visita profundamente tocada pelo trabalho das associadas. “Fui recebida com tanto carinho, conheci histórias de superação, passei pela sala de informática, vi a dedicação diária e tive a alegria de me encantar com o coral. Estas mulheres são, de fato, um patrimônio humano e cultural de Goiás”, elogiou a parlamentar.

Apoio e paridade

Em seguida, o administrador da APPB-GO, Marco Aurélio Carlos da Silva, falou da sua honra em poder atuar com a entidade, reforçando seu compromisso em trabalhar pelo direito das pensionistas militares. “Porém, nossa missão vai muito além disso. Nossa equipe se qualifica e aprimora nos diversos atendimentos e atividades sociais, principalmente no acolhimento de nossas associadas e dependentes, na tentativa de ajudar, direcionar e dar apoio que lhe foi negado pela sociedade e até pela própria família”, pontuou.

O presidente da Anemrb, sargento Leonel Lucas de Lima, aproveitou a oportunidade para pedir ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que faça a paridade das viúvas de policiais goianos. Segundo ele, algumas recebem mais ajuda estadual do que outras. “É preciso equidade para todas as viúvas, seus maridos entregaram a vida pela sociedade. São histórias tristes e que nos comovem. Faço esse pedido especial, em nome da associação nacional”, declarou.

A vice-presidente da Associação das Pensionistas, Valdeci Custódia de Jesus Silva, agradeceu à deputada Dra. Zeli pela promoção do evento solene da noite, quando a APPB-GO completa 43 anos de existência. “É um projeto que promove qualidade de vida e bem-estar social aos nossos idosos. Às nossas pensionistas, minha gratidão por todo apoio ao longo destes anos”, agradeceu.

Por fim, a presidente da APPB-GO, Divina Roberta da Silva, falou da sua alegria em poder celebrar na Assembleia Legislativa os 43 anos da entidade. Segundo ela se trata de uma casa de mulheres fortes e guerreiras que, diante da perda, se uniram na luta pelos seus direitos. “Nossa associação tem como missão a união das pensionistas e, também, defender com legitimidade o direito das nossas associadas. Nossa principal demanda é assegurar a prioridade, paridade e integralidade. Um dia, sei que conseguiremos equiparar os diretos dessas pensionistas que tanto lutam” defendeu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.