Assembleia Legislativa sedia solenidade de posse do novo cônsul honorário do México em Goiás e Tocantins

O Palácio Maguito Vilela foi palco, nessa quinta-feira, 4, da solenidade de posse do cônsul honorário do México em Goiás e Tocantins, Dejair José de Rezende. A cerimônia, no auditório 1, foi realizada por intermédio do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), que no ato foi representado pelo vereador por Goiânia Michel Magul (PSDB), e contou com a presença do embaixador interino do México, Alejandro Ramos, e de várias autoridades.
A noite da posse também contou com as presenças do superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, Plínio Cesar Lucas Viana, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); da embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud; do cônsul honorário do México em Curitiba (PR), Valter Ross; da vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia da Silva Lira (Avante), representando o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (MDB); além de representantes de entidades de classe estaduais.
O embaixador interino do México, Alejandro Ramos, considerou a cerimônia de posse como um marco para as relações entre o México e o Brasil, especialmente pela pessoa de Dejair Rezende. “Estamos aumentando, assim, a rede de cônsules honorários que temos espalhada por todo o território brasileiro, e Dejair Rezende tem sido um aliado fundamental para a embaixada e fará toda a diferença nessa parceria”, destacou.
Rezende declarou sua satisfação em poder estabelecer um elo entre os dois países, especialmente em se tratando dos estados de Goiás e Tocantins, muito parecidos com estados mexicanos, e que podem desenvolver relações comerciais ainda não exploradas. “No México há uma carência de produtos alimentícios e nós temos um potencial de produtos do agronegócio forte. Só faltava essa integração, esse conhecimento mútuo para viabilizar bons negócios. Por exemplo, 70% do arroz que o mexicano come é importado e, até o momento, quase nenhum grãozinho do Brasil”, destacou o novo cônsul honorário.
Ponte
Ao fazer uso da palavra, o vereador Michel Magul disse que a posse do cônsul servirá de ponte entre as duas nações que têm muitas coisas em comum, especialmente neste atual momento em que se precisa de novas parcerias. "Acredito que seja oportuno para fortalecer a inovação, a tecnologia, a modernidade e, principalmente, no agro e nas diversas atividades com as terras raras, que podemos exportar daqui”, concluiu.
Superintendente de Comércio Exterior do Estado, Plínio Viana lembrou que há uma política de atração de investimentos internacionais na Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, num momento delicado de crise diplomática e comercial entre Estados Unidos e Brasil. “Neste momento em que Brasil e México se encontram frente às altas tarifas impostas pelos Estados Unidos, é preciso aproximar as duas maiores potências das Américas depois dos estadunidenses, e intensificar as relações comerciais. A figura do cônsul Dejair Rezende será muito importante para identificar aqueles produtos que se complementam e, obviamente, ambos os países possam criar valor agregado, tanto na exportação quanto na importação.”
A vice-prefeita Cláudia Lira considerou grandes as possibilidades no intercâmbio comercial entre os dois países, devido à similaridade entre Brasil e México. “Nós temos muitas semelhanças, seja na cultura, na culinária e até no clima, então tudo favorece para estreitar, cada vez mais, os laços comerciais. É importante manter e consolidar essas relações”, salientou.