Psicólogos honram fundador do Instituto da Alma Sã e lamentam situação crítica do SUS
As últimas duas personalidades que se pronunciaram durante a sessão solene extraordinária em homenagem a profissionais da área de saúde mental, proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT), foram o gerente de Educação em Saúde do Estado de Goiás, Ronaldo Celestino, e a psicóloga do Serviço de Saúde da Prefeitura de Goiás, Karina Mendonça.
Karina se emocionou dizendo que este ano precisa fazer uma homenagem ao profissionalismo do psicólogo Jorge Monteiro Lima, já que o acompanha há muitos anos. “Apesar de suas questões, ele sempre encontra forças para acalentar todos e falar de saúde mental. Penso que no dia em que eu não me emocionar mais com a dor do outro eu não sirvo mais para ser psicóloga, então queria neste momento fazer essa homenagem e reconhecer todo trabalho e todo mérito do Jorge.”
Em seguida, o psicólogo Ronaldo Celestino falou da sua trajetória na área da saúde e disse que concorda integralmente com a posição do deputado Mauro Rubem. Ele também manifestou o carinho pelo analista Jorge Monteiro, lembrando que já foi cuidado por ele.
Celestino pontuou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), e afirmou que este está cada dia mais colapsado. Entretanto, ele entende que é preciso criar um ambiente onde se ofereça confiança, continuidade, previsibilidade, medicação, profissionais, sem que isso tenha ruptura, pois o paciente precisa de uma assistência integral com regularidade.
“Os pacientes chegam muito sofridos, expondo um desafio imenso diante daquilo que é preciso ofertar para quem chega tão fragilizado. É preciso promover uma vida real e enriquecida para as pessoas, pois a saúde mental vai muito além dos consultórios, mas os profissionais precisam ao menos oferecer uma escuta atenciosa e o suporte necessário. Sou um servidor do SUS e deixo essa mensagem pra vocês”, finalizou Celestino.