Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem e Lincoln Tejota propõem política de colaboração entre Goiás e China

10 de Setembro de 2025 às 13:00

De autoria dos deputados Mauro Rubem (PT) e Lincoln Tejota (UB), tramita na  Casa o projeto de lei nº 21690/25, que institui a Política Estadual de Cooperação Econômica, Comercial, Industrial, Tecnológica, Cultural, Energética e Ambiental entre o Estado de Goiás e a República Popular da China. A proposta, denominada Política Goiás-China, tem como intuito transformar a cooperação bilateral em um instrumento estratégico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a inovação tecnológica, a industrialização, a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento das cadeias produtivas goianas.

Entre os objetivos estratégicos previstos,  estão a ampliação do comércio bilateral com foco em produtos de maior valor agregado, o estímulo a investimentos chineses em setores como infraestrutura, energia renovável, logística e indústria de transformação, além da promoção de transferência tecnológica para áreas como agropecuária, mineração, saúde e indústria estadual.

O texto também estabelece ações para geração de emprego e renda, capacitação profissional, fortalecimento da infraestrutura logística e integração de Goiás a corredores nacionais e internacionais de exportação, inclusive os vinculados à Iniciativa do Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative).

Outro destaque é a cooperação cultural e educacional, com previsão de intercâmbio estudantil, instalação de institutos de cultura chinesa em Goiás, ensino de mandarim em escolas estaduais-piloto e difusão da cultura goiana no mercado daquele país asiático. No campo ambiental, a proposta prevê parcerias para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, expansão de energias renováveis e implementação de programas de reciclagem e economia circular.

O projeto também traz mecanismos de governança, como a criação de um conselho estadual de cooperação e desenvolvimento Goiás-China, a instalação de câmaras setoriais temáticas e a criação do observatório Goiás-China de desenvolvimento socioeconômico, responsável por monitorar indicadores de emprego, renda, inovação e sustentabilidade, além da apresentação de relatórios anuais ao Parlamento.

Segundo os autores, a iniciativa busca inserir Goiás nas cadeias globais de valor, reduzir desigualdades regionais e atrair investimentos estratégicos, garantindo contrapartidas sociais, ambientais e econômicas.

A proposição será encaminhada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde terá designação de relatoria parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.