Prêmio para estímulo à prática de leitura é vetado pelo Executivo por ser redundante
O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), vetou totalmente o projeto de lei que pretendia instituir o Prêmio Jovens Escritores, voltado ao incentivo da prática literária entre estudantes da rede pública estadual. A proposta, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), tramitou na Assembleia Legislativa de Goiás sob o processo n. 2897/24 e teve o veto registrado como n. 21200. O projeto previa a realização de concursos de redação como forma de estimular a formação acadêmica e cultural dos alunos.
Segundo justificativa apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já existem iniciativas semelhantes em vigor, como o Prêmio Redação Enem, que reconhece estudantes do terceiro ano do ensino médio que obtêm pontuação elevada na prova de redação do exame nacional. A pasta também informou que os alunos da rede estadual já têm acesso a materiais didáticos voltados à produção textual, o que tornaria o novo prêmio redundante.
Diante do parecer técnico da Seduc, o governador encaminhou despacho à Casa Civil determinando o veto total ao autógrafo de lei número 393, de 2025. O processo agora será distribuído a relator na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, onde será analisado.