CCJ avaliza Política Estadual de Atenção Integral às Imunodeficiências Primárias
O projeto de lei nº 4792/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui as diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral às Imunodeficiências Primárias, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nesta terça-feira, 9.
São objetivos da Política Estadual de Atenção Integral às Imunodeficiências Primárias, especialmente: promover a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento, a reabilitação e a inclusão social das pessoas com imunodeficiências primárias; fomentar a pesquisa e a capacitação de profissionais da saúde para o atendimento adequado desses pacientes; e assegurar o acesso à informação, à assistência terapêutica integral e aos medicamentos.
Na justificativa da matéria, o parlamentar apontou que "a implementação desta política pública não beneficiará apenas os pacientes diretamente acometidos por IDPs, mas toda a sociedade goiana. Uma vez que a conscientização e a capacitação dos profissionais de saúde podem levar a uma detecção mais rápida, será possível reduzir os custos associados a tratamentos tardios e complicações, assim como ampliar a qualidade de vida dos pacientes", afirmou.