Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto reforça conscientização e homenageia a importância da doação de órgãos

10 de Setembro de 2025 às 09:38

O secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa, Eduardo Bernardes Alves, em seu discurso em sessão solene em homenagem a profissionais envolvidos dos transplantes de órgãos em Goiás, destacou a importância da solidariedade no processo de doação. “Quando uma família decide doar, ela transforma a dor em esperança. Quem doa não apenas salva vidas, mas planta a eternidade no coração de outras famílias”, afirmou.

Alves ressaltou que a doação de órgãos vai além de campanhas pontuais e defendeu a criação de políticas públicas permanentes. Entre as propostas apresentadas, estão: Instituir oficialmente a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, com ações educativas em escolas, universidades e meios de comunicação; oferecer apoio psicológico e social às famílias doadoras; valorizar os profissionais de saúde, garantindo melhores condições de trabalho;  criar um selo de honra às famílias doadoras, em reconhecimento ao gesto de generosidade.

Para o secretário, o ato de doar representa mais que medicina.“Isso é um milagre humano. Doar um órgão é escrever uma nova história, mesmo quando a vida parece ter chegado ao fim. Quem doa não parte, permanece vivo em cada coração que continua batendo”, concluiu.

Posteriormente, o autor da sessão, o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), relembrou sua juventude, quando escolheu ser doador ao emitir sua carteira de identidade. “Na época, muitos amigos colocaram ‘não doador’ por medo de que isso pudesse ser usado de forma equivocada. Eu, no entanto, escolhi ser doador, e até hoje carrego isso comigo. É preciso conscientizar a população, mostrar que doar salva vidas e que os profissionais da saúde trabalham sempre para promover o bem.”

Campanhas

O parlamentar ressaltou que ainda existe desinformação em torno da doação de órgãos, o que reforça a necessidade de campanhas educativas permanentes em escolas, universidades, redes sociais e meios de comunicação. “Quando uma mãe brinca com seus filhos porque recebeu um coração, a vida continua. Essa fala do Dr. Eduardo [Bernardes Alves] foi muito bonita e precisa ser levada para todos. Só através da conscientização vamos desconstruir medos e mitos que afastam as pessoas da doação”, destacou.

Peixoto também se comprometeu a trabalhar na apresentação de um projeto de lei com as ideias sugeridas por Alves. Além disso, lembrou que a aeronave da Assembleia Legislativa tem como prioridade o transporte de órgãos para transplantes. “Fiz questão de assinar a ordem que coloca como prioridade o transporte de órgãos pela aeronave do Parlamento. Isso já tem salvado vidas e é motivo de muita alegria poder contribuir dessa forma.”

O presidente concluiu reforçando que a Assembleia Legislativa será parceira em todas as iniciativas que fortaleçam a cultura da doação. “Podem contar comigo. Há um deputado estadual que defende essa causa e vai trabalhar para que a Semana da Doação de Órgãos seja acompanhada de políticas públicas permanentes”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.