Ícone alego digital Ícone alego digital

Gerente de transplantes da SES pede à sociedade que diga sim a doação de órgãos

10 de Setembro de 2025 às 09:50

"A sociedade deve dizer sim à doação de órgãos." Assim expressou a gerente de transplante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Katiuscia Freitas, em discurso na sessão solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), em homenagem aos profissionais envolvidos nos transplantes de órgãos em Goiás.

“Se vocês estão aqui, de alguma forma vocês contribuíram com o processo de doação de órgãos. Temos aqui diversos profissionais que nos ajudam direta ou indiretamente. A nossa luta é grande porque falar de doação é falar de morte, e, na nossa sociedade, falar de morte não é um assunto fácil”, disse Freitas. 

Segundo ela, Goiás tem muitas pessoas não doadoras por não conhecerem como funciona o processo, o que indica que as famílias precisam conversar sobre esse assunto para que o Estado avance no número de doações. “Hoje, há uma recusa muito grande, muito acima da média brasileira”, almentou. 

Freitas assegura que todo o mérito é da família doadora para a qual os profissionais sempre batem palmas, pois quem doa escolhe que a vida continua, ressignificando a morte do seu ente querido e dando oportunidade para a vida de outras. Ela pontuou que quando uma família diz sim, existe uma corrente de solidariedade para permitir que o milagre da vida continue.

Em seguida à fala da gestora, foi exibido um vídeo que demonstra como ocorre todo o processo da doação até o transplante, por meio da integração de diversas equipes de transporte de órgãos e transplante.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.