Bia de Lima exalta interesses nacionais diante das falas de porta-voz dos EUA
Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 10, a deputada Bia de Lima (PT) veio à tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás para abordar as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. A petista condenou as falas da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que afirmou que o presidente Trump "não tem medo de usar meios militares para proteger a liberdade de expressão".
A deputada declarou-se “estarrecida” com a escalada dos entraves diplomáticos entre as nações e condenou aqueles que defendem os interesses americanos “ao invés de defender o seu país”, em especial durante as celebrações do 7 de Setembro.
Ao defender a soberania brasileira e o enfrentamento de tais posicionamentos, a petista declarou que “os anos de colônia, em que estivemos subservientes, já se foram”.
Em contraponto à postura americana, ela fez menção a declarações do embaixador da China, Zhu Qingqiao, que visitou a Alego na última semana. De acordo com a deputada, o embaixador afirmou que pretende facilitar a entrada de brasileiros no país asiático, estreitando as relações entre os países.
“Estamos acompanhando os interesses, sabemos o que está em jogo. E aqui estamos para dizer: não abrimos mão da nossa soberania nacional. Esse é o desafio, essa é a condição de todos nós brasileiros e brasileiras. [...] Não vamos abrir mão dos interesses nacionais em detrimento de interesses norte-americanos”, encerrou.