Campanha "Dia D" em reforço à importância da vacinação disponibilizou nove imunizantes a servidores e visitantes da Casa
A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na última quinta-feira, 12, os atendimentos da ação "Dia D" de vacinação. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Casa de Leis, ofereceu a servidores, seus dependentes e visitantes a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação. Os atendimentos ocorreram na entrada do bloco A.
A ação disponibilizou diversos imunizantes: tríplice viral, tríplice bacteriana acelular (DTPa) e contra influenza, hepatite B, difteria, tétano, febre amarela e covid-19. Para receber a imunização, foi necessário apresentar o cartão de vacinas.
Ao todo, foram aplicadas 399 doses, das quais, 106 eram relativas à imunização contra tétano e difteria; 101 contra hepatite B; 61 doses de tríplice viral; 58 doses de imunizantes contra Covid-19; 39 doses contra febre amarela; 30 doses contra influenza e outras 4 doses de tríplice bacteriana acelular (DTPa).
Servidora da Prefeitura de Goiânia, a gerente de imunização, Suelen Verano, informou que, apesar da maioria dos servidores não terem apresentado, em mãos, o cartão de vacinação, a equipe de atendimento teve acesso às informações sobre o Calendário de Vacinas de cada um, por meio de um sistema de controle digital, o que proporcionou, em determinados casos, a aplicação de até 5 vacinas por pessoa.
O chefe da secretaria responsável, Eduardo Bernardes Alves, destacou a importância da ação, fruto da parceria com a Prefeitura de Goiânia. "Fomos atendidos prontamente pelo nosso secretário Luiz Gaspar, que mobilizou a equipe dele para vir atender a essa população", afirmou.
Alves ressaltou que a iniciativa oferece praticidade aos servidores: "Quando os trabalhadores da Casa têm essa comodidade de vacinar aqui, eles ganham tempo e acabam por algum motivo se vacinando, porque, se eles vão para suas casas, às vezes, a vida corrida não lhes dá tempo de ir ao postinho".
O secretário também mostrou preocupação com o cenário atual da saúde pública, que ele descreve como de "descrédito" em relação às vacinas. O médico alerta que doenças antes erradicadas, como a caxumba, estão retornando. Por isso, ele enfatiza a necessidade de restaurar a confiança na imunização, que considera um "ato de amor ao próximo".
A Assembleia se preparou para vacinar mais de mil pessoas, com a possibilidade de expandir o atendimento conforme a demanda. A expectativa é que outra ação de imunização ocorra ainda neste ano, dependendo do calendário municipal e do cenário de doenças.