Lucas do Vale sugere instituir programa de trilhas de longo curso em Goiás
O deputado Lucas do Vale (MDB) objetiva, com o projeto de lei n° 21732/25, instituir o Programa Estadual de Trilhas de Longo Curso e Conectividade em Goiás. A finalidade, de acordo com o autor da proposta, é planejar, implantar, sinalizar, manter, integrar e promover trilhas de longo curso, de caráter não motorizado e de uso múltiplo, em consonância com as diretrizes da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas.
Na justificativa da matéria, Lucas aponta que Goiás reúne uma das mais expressivas biodiversidades do Cerrado brasileiro, abrigando importantes unidades de conservação e atrativos reconhecidos nacional e internacionalmente, como a Chapada dos Veadeiros, a Serra Dourada, a Serra da Canastra goiana e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.
“Apesar desse potencial, ainda não há uma política pública estadual estruturada que integre as trilhas de longo curso em um sistema organizado e conectado à RedeTrilhas Nacional, já regulamentada pelo Governo Federal. Estados como Espírito Santo e Rio Grande do Sul saíram na frente ao criarem legislações próprias, colhendo resultados positivos tanto na conservação ambiental quanto no desenvolvimento do turismo sustentável”, explica.
O parlamentar aponta que a implantação do programa promoverá a integração de áreas naturais e destinos turísticos em percursos sinalizados, seguros e padronizados, além do fortalecimento da economia local, com geração de renda e oportunidades para comunidades rurais, artesãos e pequenos empreendedores. E ainda, a promoção de práticas de lazer, esporte e contato com a natureza e a valorização do patrimônio cultural e histórico, muitas vezes associado aos antigos caminhos e rotas do interior goiano.
O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para relatoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB).