Mostras sobre a identidade goiana e a Colônia Santa Marta serão inauguradas amanhã
Duas mostras culturais serão inauguradas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) nesta terça-feira, 16. A exposição Goianidades será aberta pela manhã, às 10 horas, enquanto o Espaço de Memórias HDS Colônia Santa Marta estará disponível no período vespertino, a partir das 15 horas.
Ambos os eventos ocorrem no saguão do Palácio Maguito Vilela e trazem ao público local obras que ressaltam a riqueza cultural de Goiás e documentos que retratam a luta contra o estigma da hanseníase.
Goianidades
Com combinado de artes plásticas e literatura, a mostra Goianidades retrata a cultura goiana e a riqueza do Cerrado. As obras ficarão expostas no Parlamento até sexta-feira, dia 19 de setembro. Durante o período, ocorrerá o lançamento do livro da escritora e artista plástica Marta Souza, com a mesma temática.
Também são autoras das obras presentes na mostra as artistas visuais Ana Lívia, Byanca Felix, Damião Rodrigues, Keila Cardoso e Luciana Pires, que apresentam trabalhos que dialogam com o cotidiano e trazem à tona histórias, paisagens e sentimentos que retratam o espírito goiano.
Espaço de Memórias HDS Colônia Santa Marta
O espaço de memórias do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária (HDS) Colônia Santa Marta é organizado pela unidade de saúde em parceria com o Parlamento goiano e estará presente no saguão da Casa até o dia 1º de outubro. Trata-se de uma mostra itinerante com caráter cultural e educativo, cujo intuito é promover a conscientização social sobre a hanseníase e o enfrentamento do estigma ainda existente em torno da doença.
Referência em cuidados paliativos, atenção domiciliar e tratamento de feridas crônicas, o HDS traz à Alego um desdobramento do museu permanente inaugurado em janeiro de 2023, na própria unidade, com um acervo que possui mais de 200 itens, entre documentos, fotografias e objetos que retratam a história da antiga colônia. Segundo os organizadores, o objetivo é preservar a memória coletiva, valorizar a dignidade humana e estimular a inclusão social.