Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência pública discute desafios do esporte aquático em Goiás e propõe instituição do Dia Estadual da Natação

16 de Setembro de 2025 às 12:46
Crédito: Sérgio Rocha
Audiência pública discute desafios do esporte aquático em Goiás e propõe instituição do Dia Estadual da Natação
Audiência sobre 'Esportes Aquáticos'

A deputada Rosângela Rezende (Agir) comandou, na manhã desta terça-feira, 16, uma audiência pública que discutiu os desafios do esporte aquático no Estado. A iniciativa também celebrou o 25º aniversário da medalha de bronze olímpica conquistada pelo nadador goiano Carlos Jayme, nos Jogos de Sydney, em 2000 e anunciou o projeto de sua autoria que institui o Dia do Esporte Aquatico.

A mesa de discussão foi composta por Rhavier Fernandes, presidente da Apan Goiás e da Federação dos Esportes Aquáticos de Goiás (FAGO); Luiz Gustavo de Araújo, representando a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL); Carlos Camargo, representando a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos; e Carolinne Neves, diretora de Programas e Política de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

A deputada Rosângela Rezende afirmou que a audiência pública visava debater os avanços e as dificuldades dos diferentes esportes aquáticos em Goiás. Ela ressaltou a importância de fomentar a modalidade, que, em sua visão, depende de uma estrutura com piscinas e tem um custo elevado. A parlamentar também anunciou a proposta de instituir o Dia Estadual da Natação, a ser celebrado anualmente em 16 de setembro, e expressou o desejo de que a proposta seja aprovada em Plenário.

Luiz Gustavo de Araújo, representante da SEEL, destacou a necessidade de estabilidade nas modalidades aquáticas. Ele mencionou que, antes de 2019, o esporte em Goiás foi "abandonado" e que a SEEL foi recriada naquele ano. Ele pontuou que a criação de uma secretaria do zero leva tempo e que o desafio para a federação é "retomar um período de estabilidade". “Nós precisamos ter regularidade na formação de atletas para que a modalidade não dependa de talentos esporádicos", enfatizou. O representante aproveitou a oportunidade para anunciar o Fórum Estadual de Iniciação Esportiva, evento que será realizado em parceria entre o Governo de Goiás e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) em 12 de novembro.

Rhavier Fernandes, presidente da Fago, afirmou que audiências públicas como essa estimulam o desenvolvimento de políticas públicas em Goiás. Ele destacou que o Estado ainda possui potencial a ser explorado e talentos a serem descobertos. Segundo ele, o esforço conjunto da federação, da confederação, do Ministério do Esporte, da deputada e de outros agentes é fundamental para o desenvolvimento. Ele expressou o objetivo de que "Goiás volte a ser o melhor estado do Brasil dentro da natação" e que a discussão gere projetos e ideias que promovam políticas públicas e resultados no cenário internacional.

Em meio ao debate, as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos atletas ganharam destaque. Durante a audiência pública, Dona Rosângela, avó do nadador Felipe, trouxe à tona a realidade financeira que muitos enfrentam. Ela ressaltou a dificuldade de bancar os altos custos de materiais como roupas e óculos, além das despesas com clubes de natação, viagens, alimentação e hospedagem para competições.

Em um depoimento emocionado, ela desabafou: “Eu corro atrás de recursos, mas não consigo ajuda para cobrir tudo. Eu trabalho e não consigo manter, é muito difícil essa situação”.

Carolinne Neves, representante do Ministério do Esporte, celebrou a realização do debate, descrevendo-o como um “momento democrático, um espaço de construção”. Para ela, essa é uma oportunidade para que todos contribuam com suas opiniões, buscando melhorias para o esporte. Ela também destacou a importância da lei de incentivo, vista como uma política pública fundamental para o fomento esportivo.

A audiência, que também celebrou o 25º aniversário da medalha de bronze olímpica do nadador goiano Carlos Jayme, foi concluída com um gesto de apoio da deputada Rosângela Rezende. A parlamentar se comprometeu a defender a natação e a destinar emendas para incentivar a modalidade em Goiás. O evento foi encerrado com a entrega do Certificado Honra ao Mérito, uma iniciativa da legisladora para homenagear técnicos, professores e atletas de natação.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.