Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão avaliza criação de selo para homenagear familiares de doadores de órgãos

16 de Setembro de 2025 às 14:55

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), aprovou, durante reunião na tarde desta terça-feira 16, o relatório favorável à proposta n° 22590/25, do presidente Bruno Peixoto (UB), que cria o Selo de Honra às Famílias Doadoras de Órgãos para reconhecer e homenagear familiares de doadores de órgãos e tecidos.

Na justificativa da matéria, Peixoto argumenta que a doação de órgãos “representa o maior gesto de solidariedade que uma família pode oferecer à sociedade, uma vez que transforma a dor da perda em esperança para pacientes que aguardam um transplante”.

Nesse sentido, o legislador vê no ato da entrega do selo o “símbolo da gratidão imediata”, que reforça a importância desse ato para salvar vidas.

De acordo com o estabelecido pela proposta, a homenagem será entregue, preferencialmente, no mesmo dia da doação, em ato realizado no hospital ou unidade de saúde responsável pela captação do órgão. O modelo, padronização e forma de entrega do Selo de Honra às Famílias Doadoras de Órgãos, bem como a forma de registro das homenagens concedidas, serão regulamentados pelo Poder Executivo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.