Ícone alego digital Ícone alego digital

Marcha de equinos e muares como esporte de competição está apta à sanção ou veto

17 de Setembro de 2025 às 16:43

Reunidos em sessão ordinária do Plenário, nesta quarta-feira, 17, os parlamentares deram o aceite final ao projeto de lei de Amauri Ribeiro (UB) que reconhece a marcha equina e de muares como esporte de competição e de relevância cultural para o Estado.

A proposta, que tramita com o no 19157/24, tem o objetivo de fomentar a prática da marcha como meio esportivo e cultural, para promover o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares. O texto também prevê estimular a inclusão social por meio do acesso ao esporte, "contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, além de estimular a inovação e o empreendedorismo por meio de experimentação e dos desenvolvimentos humano e social".

Segundo a medida, caberá ao Governo Estadual apoiar a criação e o desenvolvimento de competições de marcha de equinos e de muares, em escolas públicas e privadas, e estabelecer parcerias com entidades dos setores público e privado, como institutos de ensino superior e organizações não governamentais, para o fomento de campeonato da marcha de equinos e muares.

Outro ponto proposto pelo projeto de lei é a inclusão, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, do 22 de maio como Dia do Competidor de Marcha de Equinos e Muares. Nesse dia seria realizada, anualmente, uma competição da categoria.

Conforme justifica o parlamentar, Goiás possui uma farta tradição na criação de equinos e muares, além da realização de eventos e competições que destacam a habilidade e a beleza desses animais.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.