Festa do Leite de Ouroana poderá se tornar patrimônio cultural e imaterial do Estado
O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei nº 23149/25, que declara, como patrimônio cultural e imaterial do Estado, a Festa do Leite, realizada, anualmente, no mês de agosto, no distrito Ouroana, de Rio Verde.
O parlamentar conta que a festa foi criada em homenagem à forte tradição pecuária de Ouroana, referência na produção leiteira em Rio Verde, e representa mais do que entretenimento. “É um gesto de reconhecimento aos produtores rurais e à história de trabalho que fortalece a identidade da comunidade”, destacou.
Lucas do Vale pontuou ainda que a Festa do Leite de Ouroana começou há mais de 15 anos como uma celebração da produção de leite por pequenos produtores, com o objetivo de celebrar a boa colheita e fortalecer a união da comunidade.
“Moradores antigos, como Dona Laci, que participou desde o início, ajudaram a criar a tradição e a organização da festa, que já é um patrimônio cultural e valoriza o distrito. Cerca de 20 mil litros de leites são produzidos diariamente na região e, durante a festa, o público pôde degustar diversos produtos derivados do leite, como queijo, requeijão, doce de leite, sorvete e também curtir as atrações musicais”, justificou o deputado.
A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuída para a relatoria de um colega parlamentar.