Pirão de galinha caipira, de Guarani de Goiás, pode se tornar patrimônio goiano
O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei nº 23151/25, de sua autoria, que reconhece o pirão de galinha caipira, produzido na região do município de Guarani de Goiás, como patrimônio cultural, gastronômico e imaterial goiano.
O parlamentar conta que a medida atende à solicitação da comunidade por meio da Secretaria de Turismo de Guarani de Goiás e que, além do aspecto cultural, o reconhecimento proposto contribui para valorizar o turismo gastronômico e fomentar a economia local, promovendo o município de Guarani de Goiás e beneficiando produtores, comerciantes e demais envolvidos na cadeia produtiva ligada à gastronomia típica.
“O referido prato integra a identidade cultural da região, constituindo-se em manifestação gastronômica transmitida entre gerações, com relevância histórica, social e econômica. Sua preparação envolve saberes e práticas tradicionais que fortalecem o vínculo comunitário e preservam elementos fundamentais da cultura local”, escreve Adailton.
A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda manifestação do relator deputado Amauri Ribeiro (UB).