Ícone alego digital Ícone alego digital

Pirão de galinha caipira, de Guarani de Goiás, pode se tornar patrimônio goiano

13 de Outubro de 2025 às 16:10

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei nº 23151/25, de sua autoria, que reconhece o pirão de galinha caipira, produzido na região do município de Guarani de Goiás, como patrimônio cultural, gastronômico e imaterial goiano. 

O parlamentar conta que a medida atende à solicitação da comunidade por meio da Secretaria de Turismo de Guarani de Goiás e que, além do aspecto cultural, o reconhecimento proposto contribui para valorizar o turismo gastronômico e fomentar a economia local, promovendo o município de Guarani de Goiás e beneficiando produtores, comerciantes e demais envolvidos na cadeia produtiva ligada à gastronomia típica.

“O referido prato integra a identidade cultural da região, constituindo-se em manifestação gastronômica transmitida entre gerações, com relevância histórica, social e econômica. Sua preparação envolve saberes e práticas tradicionais que fortalecem o vínculo comunitário e preservam elementos fundamentais da cultura local”, escreve Adailton.

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda manifestação do relator deputado Amauri Ribeiro (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.