Coronel Adailton propõe data para homenagear o Movimento Legendários
O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apresentou um projeto de lei (nº 23152/25), na Assembleia Legislativa de Goiás, para instituir o Dia Estadual do Movimento Legendários. A proposta visa a reconhecer e valorizar o movimento como uma manifestação de natureza religiosa e cultural, destacando sua relevância social, espiritual e ambiental para o Estado.
De acordo com o texto do projeto, a data passa a ser comemorada, anualmente, em 23 de julho. A proposta também inclui o reconhecimento ao Movimento Legendários como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano. A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria da deputada Dra. Zeli (UB).
Histórico
Adailton informa que o Movimento Legendários foi criado em 2015 na Guatemala e chegou ao Brasil em 2017, encontrando, em Goiás, um terreno fértil para sua expansão. A iniciativa é voltada exclusivamente para o público masculino e promove retiros espirituais ao ar livre, em locais, como o Parque Estadual dos Pireneus.
Durante esses encontros, esclarece o parlamentar, os participantes são envolvidos em atividades que combinam oração, meditação, preleções bíblicas e dinâmicas de autoconhecimento, com o objetivo de fortalecer aspectos espirituais, emocionais e físicos.
O deputado enfatiza, na justificativa do projeto, que os participantes, chamados de “legendários”, são estimulados a adotar os valores de amor, honra e unidade (AHU). O processo de imersão culmina com uma "peregrinação na montanha" e o "grito dos legendários", um ato simbólico que sela o compromisso dos participantes com os princípios da fé cristã, da fraternidade e da responsabilidade social.
A aprovação da lei é vista como um meio de oficializar a importância do movimento e da sua contribuição para a sociedade goiana.