Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais pleiteia que Mara Rosa se torne capital goiana do açafrão

25 de Setembro de 2025 às 09:00

A propositura apresentada pelo deputado Dr. George Morais (PDT) ao Legislativo estadual prevê a concessão à cidade de Mara Rosa, localizada no Norte do Estado, do título de Capital do Açafrão. A alegação do parlamentar para a proposta se baseia na “expressiva produção, tradição e relevância socioeconômica da cultura do açafrão” no município.

Segundo Dr. George, Mara Rosa tem se destacado, tanto no Estado quanto em nível nacional, na produção da raiz, seja pela extensão das áreas cultivadas, pela qualidade do produto e, ainda, pelo impacto socioeconômico do produto para os agricultores familiares e médios produtores. “A cidade consolidou-se como importante polo de geração de emprego, renda e desenvolvimento, sendo o cultivo do açafrão parte de sua tradição histórica e cultural”, justificou.

Ademais, de acordo com o legislador, a concessão do título de capital goiana do açafrão a Mara Rosa vai além do reconhecimento da importância da atividade agrícola, representando ainda a “oportunidade de fortalecimento da economia local, impulsionando o turismo gastronômico, a pesquisa científica, a realização de eventos temáticos e a ampliação da visibilidade do município no cenário nacional e internacional”.

Pelo projeto, que tramita na Casa com o nº 22468/25, por ocasião da data, o Governo do Estado poderá realizar ações que promovam e valorizem a produção, comercialização, pesquisa, gastronomia, turismo e a cultura local relacionadas ao açafrão, em parceria com entidades públicas e privadas.

A matéria chegou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi distribuída à deputada Rosângela Rezende (Agir), que vai analisar a constitucionalidade da matéria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.