Ícone alego digital Ícone alego digital

Estudantes no Parlamento

23 de Setembro de 2025 às 15:00
Estudantes no Parlamento

O programa idealizado pelo presidente Bruno Peixoto aproxima os jovens do Estado ao Poder Legislativo. Já foram realizadas 30 edições do "Deputados e Deputadas do Futuro", com a visita de mais de 1.300 alunos de 40 escolas.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) faz um balanço positivo dos primeiros seis meses de atuação do projeto “Deputados e Deputadas do Futuro”. O programa é voltado para a educação política de crianças e jovens matriculados em instituições de ensino do interior de Goiás e, com esse resultado, a iniciativa, que antes era voltada exclusivamente para o ensino fundamental, agora se expande também para o ensino médio, para as faculdades, universidades e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Os dados mostram que, nas primeiras 30 edições, a Casa recebeu a visita de mais de 1.300 alunos de 40 escolas diversas, situadas em 30 municípios espalhados pelas regiões do Estado, atendendo a unidades escolares tanto da iniciativa pública quanto da privada. O projeto do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que teve início em março do ano passado, já extrapolou o número de pedidos das escolas que desejam participar do projeto. 

Com isso, o chefe do Poder Legislativo reforça o compromisso da Casa em aproximar a sociedade do trabalho legislativo, formando cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com o processo democrático, ao reconhecer o papel das leis e do Parlamento. Dessa forma, o projeto “Deputados e Deputadas do Futuro” segue a todo vapor e, para os próximos dois meses, já existem pedidos de visitas de 22 escolas de ensino fundamental, faculdades e universidades.

Em cada uma das edições, o projeto recebe cerca de 50 alunos que, primeiramente, são encaminhados para uma palestra ministrada por professores da Escola do Legislativo, para conhecer a história da Alego desde sua criação. Esses pedagogos explicam o papel representativo dos deputados estaduais, a forma da elaboração das leis, a importância da cidadania e, em seguida, realizam uma mini simulação de uma sessão ordinária. Ao final dessas atividades, os alunos fazem uma parada para o lanche servido pela Casa.

Depois da palestra, a equipe pedagógica acompanha os estudantes em um tour guiado, proporcionando uma verdadeira experiência imersiva, na qual os alunos percorrem as dependências do Palácio Maguito Vilela, conhecendo a galeria dos ex-presidentes, os gabinetes parlamentares e a exposição permanente que resume “A História do Poder Legislativo”. 

A cereja do bolo fica para o final do dia, quando os estudantes são encaminhados ao Plenário Iris Rezende para assistirem a uma sessão ordinária e serem fotografados com o presidente Bruno Peixoto e os demais deputados presentes. É um momento muito esperado. 

No entanto, o projeto “Deputados e Deputadas do Futuro” não para por aí. Num segundo momento, o projeto se desdobra com o prefeito e os vereadores realizando, nas câmaras municipais, uma sessão solene para entrega do certificado de participação para cada um dos participantes.

Coordenadora

Mariza Barbosa, coordenadora do projeto “Deputados e Deputadas do Futuro”, disse que o programa tem o poder de transformar a visão que os alunos têm em relação ao Poder Legislativo, reconhecendo a importância da instituição e do voto que o cidadão deposita nas urnas.

A coordenadora relata que todas as escolas saem daqui muito satisfeitas com a visita e, para os alunos, parece ser um verdadeiro acontecimento. Depois de conhecer o projeto, muitas das escolas pedem para voltar trazendo outras turmas. Eles adoram a dinâmica dentro da palestra, trazem demandas diversas dos seus municípios, solicitando solução para esses problemas.

“Já tivemos alunos do interior que chegaram aqui pedindo psicólogo na escola em que estudam, justificando a falta desse profissional no seu município. Já tivemos pedidos de asfalto, acostamento para estrada, pontes. Os alunos trazem várias solicitações e parecem sair daqui com um olhar ampliado com relação ao papel do Poder Legislativo”, destaca.

Ela lembra que já estiveram na Casa alunos de escolas situadas nos quatro cantos do Estado: Cristianópolis, Jandia, Turvânia, Santo Antônio do Descoberto, São Miguel do Passa Quatro, Bom Jardim, Marzagão, Taquaral, Goianésia, Santa Cruz, Acreúna, Cezarina, Rio Verde, Formosa, Goiânia, Anápolis, Abadiânia, Caçu, Rialma, Valparaíso de Goiás, Carmo do Rio Verde, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Damolândia, Nova Glória, Palmelo, Santa Isabel, Piracanjuba e Ivolândia. 

Por último, ela comentou que o desejo do presidente Bruno Peixoto é de que todas as escolas tenham acesso ao “Deputados e Deputadas do Futuro”, para conhecerem de perto as dependências, o funcionamento do Poder Legislativo e as pessoas que criam as leis que interferem diariamente na vida do cidadão goiano. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.