Escola do Legislativo realizará ciclo de palestras de prevenção ao suicídio
A Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Projetos Especiais da Casa, realizará, nesta quarta-feira, 24, um ciclo de palestras voltadas à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, com o tema “Você não está sozinho: sua saúde mental importa”. O evento terá local no Auditório Francisco Gedda e está previsto para se iniciar às 18 horas. As palestras serão ministradas por profissionais da medicina e da psicologia.
O início do evento será marcado por um coffe break para descontração e integração do público. Às 18h30, a secretária de projetos especiais, Cristina Lopes, fará a abertura oficial e, na sequência, os participantes participarão da primeira palestra, ministrada pela neuropsicóloga Carmem Lupiañez. Na oportunidade, a palestrante fará a apresentação de um grupo reflexivo e comentará sobre os trabalhos realizados pela Procuradoria Especial da Mulher.
Às 19h30, o psicólogo Sam Cirous debaterá sobre a criação de políticas públicas já existentes relacionadas ao tema da saúde mental e as campanhas voltadas ao Setembro Amarelo. Por fim, às 20h30, os participantes assistirão à última palestra, com o tema “Sentir-se bem antes de ajudar alguém”, ministrada pelo médico Thyago Henrique.
Além dos debates, os participantes poderão participar de atividades extras, como a oficina de auriculoterapia, ministrada pela médica Simone Lemes; a realização de testes rápidos de glicose e o aferimento da pressão arterial, oferecidos pelo laboratório Núcleo; e a degustação de gelato, disponibilizada pela sorveteira Baita Creme.
Em 2024, Goiás registrou 756 mortes por suicídio, o que corresponde a um crescimento de 3,85% em comparação a 2023, ano em que foram notificadas 728 ocorrências. As informações fazem parte do Mapa da Segurança Pública 2025, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, no dia 9 de setembro deste ano, a campanha Setembro Amarelo para alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, valorização da vida e promoção da saúde mental.