Ícone alego digital Ícone alego digital

Servos e voluntários da comunidade católica recebem homenagem durante sessão solene nessa segunda-feira, 22

23 de Setembro de 2025 às 07:10
Crédito: Sérgio Rocha
Servos e voluntários da comunidade católica recebem homenagem durante sessão solene nessa segunda-feira, 22
Sessão solene em homenagem aos servos da comunidade Católica

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na noite dessa segunda-feira, 22, sessão solene em homenagem aos servos e voluntários da comunidade católica. A iniciativa é de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e do deputado Talles Barreto (UB). Na oportunidade, os fiéis receberam o Certificado do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além de Barreto, o representante do arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros; o padre Carlos Gomes, vigário-geral da Arquidiocese de Goiânia e Cura da Catedral Metropolitana - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; o coordenador da pastoral carcerária da regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, diácono Gleiver Cavalcante Teixeira; o presidente da rádio Maria Brasil, Fábio Leão; e o assessor parlamentar, Thiago Carrijo.

No início da sessão, Talles Barreto falou de seu orgulho em ir para o terceiro ano seguido como líder do Governo Ronaldo Caiado (UB) na Assembleia Legislativa e poder fazer parte de uma gestão que tem a melhor segurança pública do país. “Somos hoje, também, o primeiro lugar na educação do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É um governo que tem um trabalho de infraestrutura diferenciado, nossa primeira-dama tem mais de 20 programas sociais, ajudando os mais vulneráveis”, destacou.

O parlamentar disse também que a homenagem aos servos católicos do Estado era justa e merecida. “É com muita alegria e respeito que prestamos essa homenagem aos que movimentam as obras sociais da igreja. São pessoas que evangelizam nossas crianças, levam a palavra e a eucaristia a enfermos e trabalham em prol dos menos favorecidos. E, ainda, o fazem com amor e paixão e, por isso, precisam desse reconhecimento da sociedade”, afirmou Barreto.

Voluntariado e fé

Em seguida, o assessor parlamentar Thiago Carrijo falou de sua alegria em poder receber os seus irmãos em Cristo, destacando o privilégio que é servir na igreja. “Ser voluntário é escolher servir e amar ao próximo e vai muito além de estar só na paróquia. Quero agradecer ao deputado Talles por ter acolhido nosso pedido ao realizar essa sessão. Estou muito feliz por estarmos aqui esta noite”, agradeceu.

Falando em nome dos homenageados, o diácono Gleiver Cavalcante Teixeira disse receber com humildade e gratidão a homenagem em nome dos seus irmãos em Cristo. “São pessoas que, de forma voluntária, escolhem servir, visitar, escutar e acompanhar as pessoas privadas de liberdade em Goiás”, enfatizou o coordenador da pastoral carcerária.

“Agradecemos à Assembleia Legislativa por homenagear não um trabalho, mas uma vocação: estar ao lado dos que sofrem, como nos pede o evangelho de Jesus Cristo, sendo presença junto às pessoas presas e suas famílias. A pastoral acompanha e intervém diariamente na dura realidade do cárcere brasileiro. Já são 30 anos de caminhada levando a palavra de Deus, o consolo humano e a esperança do evangelho”, destacou o diácono Gleiver Cavalcante.

O presidente da rádio Maria Brasil, Fábio Leão, contou que a rádio já está presente em 85 países, é falada em 65 idiomas e conduzida por voluntários em todo o mundo. “É uma rádio instrumento a serviço da Igreja. São 24 horas de evangelização e da doutrina católica. Estendo essa homenagem a todas as filiais do mundo”, disse Fábio Leão.

Por fim, o padre Carlos Gomes falou de sua honra em poder representar o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros. “Ser o portador da palavra do arcebispo é, para mim, mais que um dever, é um privilégio. Uma alegria que brota do coração como fonte de fé”, disse. O padre lembrou ainda que, desde os tempos do descobrimento, os evangelizadores iluminavam o caminho, acendiam faróis de esperança e sementes de fé, que floresceriam por gerações.

“Foram caminhos abertos, não só de forma espiritual, mas também cultural, fundando escolas, comunidades e instituições que moldaram a história de Goiás e do nosso povo. No Centro-Oeste, homens e mulheres foram mais do que evangelizadores, mas arquitetos da alma do povo, guardiões da fé e construtores de pontes entre o céu e a terra. Que esta noite não seja apenas uma homenagem, mas um convite à reflexão e à ação”, pediu o padre Carlos Gomes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.