Ícone alego digital Ícone alego digital

Aberta audiência que debaterá a gestão de resíduos e o encerramento dos lixões em Goiás

23 de Setembro de 2025 às 09:46

 A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deu início, na manhã desta terça-feira, 23, à audiência pública que debate a gestão de resíduos e o encerramento dos lixões no Estado. A reunião ocorre no Auditório 1 da Casa, por iniciativa do deputado Clécio Alves (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões de Goiás. O encontro tem como objetivo reunir representantes do Ministério Público, autoridades estaduais e municipais, especialistas, entidades da sociedade civil organizada e cidadãos para discutir soluções viáveis e conjuntas para um dos maiores desafios ambientais e de saúde pública de Goiás, que é a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305/2010, os lixões deveriam ter sido eliminados em todo o território nacional e substituídos por aterros sanitários devidamente licenciados, sistemas de coleta seletiva, reciclagem e tratamento moderno. No entanto, dezenas de municípios goianos ainda enfrentam uma realidade diferente da prevista, que traz prejuízos ambientais significativos, riscos diretos à saúde da população e comprometimento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas. “Erradicar os lixões é um passo essencial para garantir dignidade à população, preservar o meio ambiente e cumprir a legislação brasileira. Queremos ouvir todos os setores e construir soluções conjuntas para que Goiás seja referência em gestão de resíduos”, afirmou o deputado Clécio Alves, ao abrir os trabalhos.

A mesa da audiência é composta por representantes de órgãos e instituições ligados à pauta ambiental e à gestão de resíduos. Além de Clécio Alves, estão presentes o promotor Juliano de Barros Araújo, coordenador do Grupo de Atuação Especializada do Meio Ambiente do Ministério Público; José de Moraes Neto, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB/GO); o engenheiro Antônio de Pádua Teixeira, assessor institucional do Crea-GO; o engenheiro Antonio Januzzi, diretor técnico da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema); João Gianezi, presidente do Instituto Valoriza Resíduos; e Carlos Gaudio Fleury, diretor regional do mesmo instituto e o prefeito de Silvânia, Carlos Mayer (UB).

A audiência é aberta à participação da sociedade, que pode contribuir diretamente com sugestões e experiências locais. A expectativa é de que o diálogo estabelecido durante a reunião possibilite o avanço em medidas práticas e coordenadas, capazes de promover a erradicação definitiva dos lixões e colocar Goiás em posição de destaque no cenário nacional de gestão sustentável de resíduos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.