Veterinários e zootecnistas discursam sobre a importância da criação de políticas para fortalecer a causa animal
Durante a sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde e do bem-estar animal, realizada na manhã desta terça-feira, 23, e proposta pelo deputado José Machado (PSDB), diversos profissionais entre eles os veterinários e os zootecnistas que dedicam suas vidas à promoção da saúde, proteção e cuidado com os animais se pronunciaram.
O primeiro a discursar foi o secretário municipal de Meio Ambiente de Carmo do Rio Verde, Maxwell Rosa. Ele afirmou que cuidar dos animais não é uma tarefa fácil e, por isso, é tão importante criar políticas para fortalecer a causa animal a cada dia. “Parabéns aos profissionais que lutam por essa causa desafiadora”, pontuou.
Em seguida, a médica veterinária Fernanda Campos Nogueira, que atua em Pirenópolis há quase 20 anos, agradeceu ao deputado José Machado e lembrou que a medicina veterinária é uma missão de vida. Ela destacou que segue firme no propósito de cuidar de todos os seus pacientes. “Muito obrigada pela confiança e reconhecimento”, disse ela.
Na sequência, o médico veterinário Turricelli Rezende Turrioni assegurou que “é um prazer estar aqui hoje para receber essa homenagem, sabendo que estamos na profissão certa, recuperando diariamente os nossos pacientes com serviços prestados à comunidade. Fico feliz e honrado”.
Ao falar em nome dos homenageados, a americana Cindy Lee Winkelman, fundadora e presidente da ONG Piricastra, agradeceu ao deputado pela homenagem. Ela comentou que chegou ao Brasil em 2002 e se sentiu perdida por causa da barreira linguística. “Mas, graças a Deus, encontrei um gato de rua que falava inglês, depois encontrei vários outros. Cada um deles foi meu professor, ensinando a linguagem do amor. Passei a estudar diversas terapias para curar os companheiros de quatro patas”, destacou a presidente da ONG Piricastra.
Segundo ela, a multiplicação dos animais aumentou o sofrimento deles, que não precisam somente de alimento, mas também de amor. Por isso, a ONG Piricastra, em parceria com a prefeitura de Pirenópolis e clínicas do município, já realizou mais de mil castrações para tutores de pets sem recursos. “O problema do abandono de animais é responsabilidade de toda uma comunidade. Que esta homenagem sirva como um lembrete para que jamais percamos a nossa empatia humana”, finalizou.