Ícone alego digital Ícone alego digital

Raízes sertanejas goianas são lembradas em sessão solene em homenagem a carreiros e berranteiros nessa 3ª-feira

24 de Setembro de 2025 às 07:08
Crédito: Carlos Costa
Raízes sertanejas goianas são lembradas em sessão solene em homenagem a carreiros e berranteiros nessa 3ª-feira
Sessão solene em homenagem aos carreiros de boi e aos berranteiros

A noite dessa terça-feira, 23, foi de homenagem a representantes de duas das maiores tradições do nosso Estado: os berranteiros e os carreiros de carro de boi. Proposta pela deputada Bia de Lima (PT), a solenidade celebrou a relevância cultural desses profissionais, que preservam práticas históricas e contribuem para a manutenção do patrimônio cultural da região com a cara de Goiás. Na oportunidade, o presidente da Associação dos Carreiros de Damolândia (Acardam), Lindomar Rodrigues da Costa, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Segundo argumentou a parlamentar, as atividades dos carreiros e dos tocadores de berrante continuam sendo preservadas pela dedicação dos homenageados, que merecem o reconhecimento do Parlamento goiano. "As práticas são vitais para o resgate de tradições históricas, para o fortalecimento da identidade regional e para a transmissão de saberes entre gerações. Esses homens e mulheres mantêm vivo um dos pilares da cultura goiana".

A mesa diretiva foi presidida por Bia de Lima, que teve ao seu lado o vereador por Silvânia, Almiro Alves Batista (PP), o presidente da Associação dos Carreiros de Damolândia, Lindomar Rodrigues da Costa, a secretaria de Cultura e Esporte de Damolândia, Ingrid Maria Rodrigues Reis, o carreiro Itamar Miguel de Sousa, a professora Meibe Freitas e o presidente da Federação dos Carreiros do Estado de Goiás, José Eugênio Guimarães Filho (J.Carreiro)

Ao abrir a sessão, a deputada revelou que, apesar de pouca gente saber, ela tem origens rurais, já que nasceu em uma chácara, onde aprendeu com o pai e a mãe a realizar todas as tarefas próprias de propriedades rurais, como cozinhar para os peões e ordenhar vacas. Lima contou também que ainda hoje guarda amor pelas coisas da roça, tanto que é ela quem comanda o sítio da família, que fica próximo à cidade de Serranópolis. “Como apaixonada que sou pela terra, porque eu sou da roça, eu gosto de falar isso, porque o povo não me vê assim. O povo me vê como professora, da cidade. Mas eu gosto da roça e eu aprendi tudo da roça”.

Além de ter vivido na roça por muito tempo, segundo Bia de Lima, o pai, os tios e os avós foram carreiros, uma tradição que ainda é mantida com muito esforço, por pessoas que ainda se dedicam à preservação. E foi daí que veio a ideia de homenagear os homens e mulheres que lutam pela manutenção da cultura carreira. “Que nós consigamos trazer um pouco desse amor para as novas gerações. Esse é o propósito. Valorizar vocês, transmitir essa cultura, chamar a atenção para as nossas tradições e histórias. Então, eu quero aqui, mais do que nunca, parabenizar vocês”.

Na sequência da solenidade, a dupla mirim Kelvin e Yuri, “Os Gêmeos do Sertanejo”, fez uma apresentação musical, cantando duas músicas do repertório caipira. Em seguida, o carreiro Cleide Carreiro declamou um poema que exalta a tradição da atividade.  

Ao discursar, o presidente da Associação dos Carreiros de Damolândia agradeceu a deputada pela homenagem e, também, pela presença de todos na solenidade, que reconhece o valor dos carreiros “Essa homenagem é muito importante para todos nós. Todos os membros da associação têm muito orgulho dessa linda tradição que é do nosso carro de boi”.

Lindomar Rodrigues da Costa também explicou que a entidade tem buscado organizar eventos que ajudem a manter as atividades dos carreiros, como as viagens para participação em desfiles em outras cidades, especialmente na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Ele lembrou que Damolândia é a cidade que mais leva carreiros para Trindade e já é conhecida como capital do carro de boi, fama conquistada pela luta da associação em favor da manutenção da tradição.

Por fim, ele pediu à deputada ajuda para que a entidade que ele preside seja reconhecida como de utilidade pública. “O projeto já está aqui nesta Casa há dois anos e nós precisamos ter esse reconhecimento”.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Federação dos Carreiros do Estado de Goiás, José Eugênio Guimarães Filho, contou um pouco da história do desfile dos carreiros da Festa de Trindade, que começou pequena, mas que aos poucos foi crescendo tanto, que se tornou o maior desfile do mundo da categoria, reunindo 406 carros de boi a cada ano.

J. Carreiro ainda pediu à parlamentar que ajude as associações de carreiros enviando emendas parlamentares que vão auxiliar na sobrevivência das entidades. Ele ainda solicitou que Bia de Lima leve ao presidente da República, o autógrafo de lei originário de projeto aprovado pelo Congresso Nacional que institui o Dia Nacional do Carreiro e peça que ele o sancione. “Só falta a assinatura do presidente para virar lei federal. E estou muito feliz com essa homenagem”.

Em resposta às demandas apresentadas, a deputada afirmou que está à disposição para auxiliar no que for possível. "Já tem projeto que está tramitando aqui e está pronto para ir para o Plenário. E também vou ver o processo para converter o Dia do Carreiro, para a gente pedir à assessoria do presidente Lula, para colocar logo o jamegão e resolver isso", se comprometeu Bia de Lima. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.