Profissionais do Samu e lideranças da saúde destacam desafios e valorização durante sessão solene
Na manhã desta quarta-feira, 24, a sessão solene extraordinária realizada no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos profissionais de urgência e emergência contou com falas de representantes da categoria e lideranças da saúde. A homenagem foi proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT) e reuniu trabalhadores que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
O médico regulador e intervencionista do Samu, Ilmo Godinho, destacou a satisfação de fazer parte da equipe. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família. Desde que entrei no serviço, sou apaixonado pelo que faço. A gente não faz pelo dinheiro, faz porque gosta. Espero que possamos, cada dia mais, trabalhar em conjunto para salvar o maior número de pessoas possível”, afirmou.
O técnico em enfermagem Hugo Sampaio Sapiência ressaltou a importância do reconhecimento da categoria. “Sou técnico de enfermagem há 16 anos e é importante a valorização de nós, profissionais, principalmente os técnicos, que realmente seguram o serviço. Todos os dias enfrentamos intempéries e falta de recursos, mas estamos aqui para salvar vidas”, declarou.
Já a diretora do Sindicato de Enfermagem do Estado de Goiás (Sienf Goiás), Sandra Martins, relembrou sua trajetória pioneira no Samu e enfatizou a missão da enfermagem. “Fui a primeira mulher condutora socorrista do Samu em Goiânia e tenho uma longa jornada na urgência e emergência. A enfermagem é uma chama que não se apaga nunca. Transformamos vidas com conhecimento, dedicação e amor. Precisamos, porém, que a lei do piso salarial da enfermagem seja cumprida e que haja respeito aos profissionais”, ressaltou.
A diretora de Saúde do Trabalhador, Marlene Soares França, que representou a presidente do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, destacou a importância da luta sindical e a necessidade de reflexão sobre o papel da categoria. “Nós precisamos ter condições de trabalho dignas, saúde mental, insumos de qualidade e ambulâncias adequadas. Hoje é dia de homenagem, mas também de reflexão. Se a enfermagem parar, ninguém trabalha. É preciso união para que nossos direitos sejam respeitados”, pontuou.
A chefe de gabinete do deputado Mauro Rubem, professora Vânia França, reforçou a relevância da homenagem. “Esses momentos são organizados com muito carinho para reconhecer o trabalho de vocês. O Samu, desde sua criação em 2003, tem mostrado sua importância vital. Quero deixar minha gratidão aos profissionais da urgência e da emergência, que socorrem pessoas em situações de dor e risco, muitas vezes colocando suas próprias vidas em perigo”, disse, em fala que também foi marcada por relatos pessoais de atendimento prestado à sua família.
Por fim, o presidente da Associação dos Servidores do Samu de Goiás, Jeferson Brito, fez um alerta contra as tentativas de privatização do serviço. “A luta do Samu não é fácil. Muitas vezes enfrentamos apuros no trânsito e riscos no dia a dia. No ano passado tentaram sucatear a frota e avançar com a privatização por meio de consórcio. Isso prejudica a população, que perde qualidade e tempo de resposta. Precisamos nos fortalecer para não deixar que isso aconteça”, declarou.
Após as manifestações, procedeu-se à entrega dos Certificados do Mérito Legislativo aos trabalhadores que atuam na linha de frente do SUS. Os homenageados representam equipes que diariamente prestam atendimento em situações críticas, salvando vidas e garantindo assistência à população em momentos de maior vulnerabilidade.