Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Cultura, Esporte e Lazer endossa inclusões no calendário oficial goiano, como o torneio de futebol Taça das Favelas

24 de Setembro de 2025 às 16:00
Crédito: Will Rosa
Comissão de Cultura, Esporte e Lazer endossa inclusões no calendário oficial goiano, como o torneio de futebol Taça das Favelas
Comissão de Cultura, Esporte e Lazer

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se reuniu para deliberação de inclusões de eventos no calendário oficial estadual, como o torneio futebolístico Taça das Favelas. Sob comando do presidente do colegiado, deputado Mauro Rubem (PT), a reunião teve local na Sala das Comissões Júlio da Retífica.

O colegiado acolheu o relatório favorável ao projeto de lei nº 3454/25, apresentado pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), para incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Taça das Favelas, campeonato de futebol de bairro realizado no município de Goiânia.

Prado justifica que a competição é o maior campeonato de futebol do mundo disputado entre jovens de comunidades periféricas e favelas do Brasil e tem como principal objetivo promover valores fundamentais, como disciplina, superação e trabalho em equipe, contribuindo para a formação profissional e pessoal dos participantes, além de promover a inclusão social.

O relatório favorável foi emitido pelo deputado Amauri Ribeiro (UB), no qual afirmou que “a propositura reveste-se de grande importância, porquanto o campeonato “Taça das Favelas” oferece aos jovens de áreas vulneráveis uma plataforma de visibilidade e oportunidade. Muitos talentos já foram descobertos no futebol amador, mas, mais do que revelar atletas, a Taça das Favelas abre caminhos para a cidadania, disciplina, cooperação e superação”, observou Ribeiro.

Outro destaque do encontro foi a aprovação do projeto de lei nº 4593/25, de autoria do presidente do colegiado, Mauro Rubem. Como a proposta foi apresentada por ele, a votação do relatório foi conduzida por Coronel Adailton (Solidariedade). A proposta institui a Semana Estadual da Cultura Afro-brasileira no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás e foi relatada pelo deputado Gugu Nader (Avante).

O legislador argumentou na justificativa que a cultura afro-brasileira em Goiás é “notavelmente diversificada, influenciada por diversos grupos étnicos africanos”. Assim, Mauro Rubem salientou que essa diversidade se manifesta em expressões culturais como a congada e o samba de roda, bem como em práticas religiosas como o Candomblé, a Umbanda e outras religiões de matriz africana.

“Além de celebrar a cultura afro-brasileira, a proposição também desempenha um papel crucial ao recordar a necessidade contínua de combater o racismo e a discriminação racial em todas as suas formas. Promover a conscientização sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra as diversas formas de racismo é um passo importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou.

No relatório emitido favoravelmente, Gugu Nader observou que “a inclusão da semana em referência no calendário cívico, cultural e turístico do Estado fortalece a identidade e potencializa o afroturismo, ao destacar as contribuições culturais afro-brasileiras para o país. Ademais, atribui-lhe caráter permanente e oficial, bem como garante sua realização e visibilidade no âmbito do Estado”.

Durante a discussão do processo nº 4408/25, que inclui o Encontro Motociclístico de Hidrolândia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o propositor da matéria, deputado Coronel Adailton, solicitou apoio dos pares para a aprovação da iniciativa, no que foi atendido.

“Temos apoiado eventos de natureza esportiva, cultural, turística e gastronômica. Temos que legitimar esses eventos que ocorrem em nosso Estado e que forma esquecidos. Portanto, quero dizer que o encontro de motociclistas de Hidrolândia é um dos maiores de Brasil e possui grande magnitude. Recentemente, fizemos um encontro das mulheres motociclistas e temos que fortalecer essa cultura. Cabe a esta comissão valorizar isso”, afirmou Adailton.

Valorização dos profissionais da saúde

Além disso, a reunião desta tarde foi oportuna para aprovar o relatório favorável emitido pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), referente ao projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL) e protocolado sob o nº 4432/24 ,que institui a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Área da Saúde, apresentada pelo deputado.

O propositor da proposta aponta que o objetivo da matéria é homenagear diversos profissionais da área da saúde, independente da sua formação acadêmica, para enaltecer os esforços dessas pessoas que dedicam suas vidas em benefício do cidadão comum, mesmo em condições precárias na estrutura pública, salários baixos e pouco reconhecimento.

Outras proposituras autorizadas pelo colegiado:

Processo nº 4051/25, deputado Virmondes Cruvinel (UB), que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Circuito Folia Goiás.

Processo nº 12295/55, de autoria do deputado Veter Martins (UB), que insere a Festa de Maio no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. A celebração é realizada anualmente, no início do mês de maio, no município de Guapó. 

Processo nº 18410/24, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que trata da inclusão do Dia do Criador do Frango Caipira Índio Gigante no Estado de Goiás calendário oficial.

Processo nº 5377/25, assinada pelo deputado Jamil Calife (PP), que declara Patrimônio Cultural Imaterial goiano e inclui no calendário oficial a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, no município de Goiandira.

Processo nº 5645/25, de autoria do deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), que reconhece a Folia de Reis de Lages, comemorada no dia 5 do mês de janeiro, como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial Goiano. A festa é realizada anualmente no Distrito de Lages, município de Itapuranga.

Processo nº 5374/25, protocolada pelo deputado Lucas do Vale (MDB), que institui a Semana Estadual de Soberania Alimentar, Agroecologia e Agricultura Familiar no calendário oficial de eventos do Estado de Goiás.

Processo nº 9974/24, assinada pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que institui no Estado de Goiás o certificado "Selo Amigo do Bebê", com o objetivo de reconhecer e incentivar os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem fraldário em suas dependências.

Processo nº 3442/25, de autoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano o Festejo de São João Batista, realizado anualmente no período entre 14 e 24 de junho, no Município de Teresina de Goiás. Além disso, a proposta também inclui o evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

Processo nº 13633/24protocolada pelo deputado Mauro Rubem (PT), que reconhece a cultura de boteco como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás.

Processo nº 6231/25, assinada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que reconhece a celebração como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial Goiano e faz a sua inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. 

Processo nº 7818/25, apresentada pelo deputado Talles Barreto (UB), que altera a Lei nº 23.302, de 27 de março de 2025, a qual institui o Circuito Estadual de Feiras do Agronegócio. Com a alteração, a legislação passará a incluir a Feira de Agronegócios de Goiânia (Agrovem) no circuito.

Processo nº 5065/24, de autoria do deputado André do Premium (Avante), que trata da implementação da Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino.

E processo nº 2887/24, assinado pela deputada Bia de Lima (PT), que reconhece como Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano o Parque Estadual da Serra de Jaraguá.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.