Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide quer memorial virtual para divulgar biografia de personalidades goianas

16 de Outubro de 2025 às 17:15

O deputado Antônio Gomide (PT) apresentou o projeto de lei nº 23779/25, que estabelece o Memorial Virtual das Personalidades Históricas, Culturais e Políticas em Goiás. A proposta prevê a criação de uma página eletrônica oficial para reunir, preservar e divulgar a memória e a biografia de pessoas com contribuição para a história, a cultura, a política e o desenvolvimento do Estado.

O projeto tem o objetivo de valorizar a história e a identidade goiana, promover a difusão de informações sobre pessoas de relevância histórica, cultural, científica, artística, política ou social. O memorial deve disponibilizar ao público, de forma gratuita e acessível, as biografias e os registros de cada homenageado e incentivar a preservação da memória coletiva do povo goiano.

De acordo com o texto do projeto, a Casa Civil do Governo do Estado de Goiás será responsável pela gestão, atualização e manutenção do memorial virtual. O órgão poderá firmar parcerias com universidades, institutos de pesquisa, academias de letras, entidades culturais e órgãos públicos ou privados para enriquecer o conteúdo disponibilizado.

Gomide explica que a inclusão de personalidades no memorial será feita exclusivamente por meio de lei estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A iniciativa de projeto de lei para inclusão pode partir de deputados estaduais, do governador do Estado de Goiás e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Somente pessoas falecidas poderão ser incluídas no Memorial Virtual das Personalidades Históricas, Culturais e Políticas do Estado de Goiás.

O texto define ainda limites anuais de indicação: cada deputado estadual poderá apresentar até duas indicações, ao governador caberá até dez indicações e ao IHGG outras seis.

O legislador informou que o projeto busca consolidar um espaço digital acessível, educativo e permanente, que celebre a identidade goiana e promova o reconhecimento público de indivíduos cujas contribuições moldaram o desenvolvimento de Goiás.

A iniciativa visa também a alinhar os princípios de democratização do acesso à informação e de valorização do patrimônio imaterial, assegurando que as gerações atuais e futuras tenham acesso ao legado de figuras que ajudaram a construir o Estado. 

A proposta está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda relatório do deputado Mauro Rubem (PT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.