Ícone alego digital Ícone alego digital

Clécio Alves intenciona instituir, na Alego, a Comenda Iris Rezende Machado

25 de Setembro de 2025 às 13:06

Com o objetivo de reconhecer oficialmente os que prestarem relevantes serviços a Goiás, em especial à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Clécio Alves quer instituir a Comenda Iris Rezende Machado na Casa de Leis. A ideia tramita como projeto de resolução nº 23755/25, que deve ser aprovado preliminarmente em Plenário antes de seguir para a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Segundo o deputado, trata-se de uma honraria às pessoas que atuam, com ações e serviços, “em colaboração na busca do aprimoramento das atividades aqui desenvolvidas em prol do povo goiano”. Caso a sugestão seja aprovada pela Alego, cada parlamentar poderá conceder dez comendas por ano, a serem entregues durante sessões solenes.

A medalha terá formato circular, em metal latão na cor dourada, e será esmaltada com as cores simbólicas do Estado de Goiás, em 65 milímetros de diâmetro. Além disso, esculpido em alto relevo, conterá em suas faces: de um lado, a imagem do político que nomeia a honraria circundada pela inscrição “Comenda Iris Rezende Machado” e, do outro, o brasão das armas do Estado, cercado pelas palavras “Assembleia Legislativa do Estado de Goiás”.

Alves explica, na justificativa, que a escolha do nome é um tributo a quem considera um dos maiores líderes políticos do Brasil. “Prefeito, governador, senador e ministro, Iris Rezende destacou-se pela capacidade de diálogo, pela visão de futuro e pela defesa dos interesses da coletividade, tornando-se referência de liderança democrática e compromisso público”, destaca. 

Caberá ao Parlamento goiano manter um livro de registro para anotar o nome de todos os agraciados. Segundo o propositor, a condecoração não apenas perpetua a memória de um estadista que marcou gerações, mas também “fortalece a cultura de reconhecimento ao mérito, estimulando cidadãos e instituições a seguir exemplos de dedicação, ética e espírito público”. As despesas decorrentes da possível novidade correrão à conta das dotações orçamentárias próprias da Casa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.