Ícone alego digital Ícone alego digital

Médico ressalta importância das decisões tomadas na Alego para o trabalho do Crer

26 de Setembro de 2025 às 16:17

Durante a sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Deficiente Auditivo, realizada nesta tarde, Claudiney Cândido Costa, chefe do serviço de otorrinolaringologia do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), médico e professor, destacou, em discurso, a importância de colocar o tema em evidência e a relevância das decisões tomadas na Assembleia Legislativa para o trabalho desenvolvido na ponta, no atendimento a pacientes do SUS. O médico defendeu o Sistema Único de Saúde, classificando-o como uma das grandes conquistas do Brasil, que oferece assistência gratuita em um modelo de excelência.

Claudiney Cândido relembrou a fundação do Crer em 27 de setembro de 2002, completando 23 anos de existência. Ele narrou o planejamento inicial que transformou a distribuição de aparelhos auditivos em Goiás: "Antes do Crer, de cada cem pacientes que recebiam o benefício pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), apenas 10% usavam o aparelho após um ano, caracterizando um investimento ineficaz. Com a criação do Crer e o acompanhamento especializado, o índice de uso e permanência dos pacientes com os aparelhos subiu para mais de 95%". O médico também destacou a criação do centro de alta complexidade em Otologia no Crer, que realizou o primeiro implante coclear em 2007 e hoje é referência nacional.

O especialista finalizou seu discurso ressaltando que o maior lucro e a melhor recompensa de um médico é a reabilitação de um paciente. Ele enfatizou o trabalho da equipe multidisciplinar do Crer, responsável pelo sucesso dos tratamentos. Por fim, o professor pediu apoio da Casa para que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás também passe a realizar o implante coclear, ajudando a suprir a demanda, uma vez que o diagnóstico precoce favorece a boa recuperação dos pacientes. Ele revelou que o Crer tem capacidade para realizar mais implantes anualmente, mas que o alto custo é um desafio a ser superado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.