Ícone alego digital Ícone alego digital

Duas festas goianas conquistam espaço no calendário oficial do Estado

10 de Outubro de 2025 às 13:40

A partir de ideias de deputados estaduais aprovadas pelo Parlamento goiano no início deste mês, o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás passa a contar com mais dois eventos. A Lei Estadual nº 23689, de 24 de setembro de 2025, é assinada por Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e trata da Festa do Marco Zero do Estado de Goiás, realizada no Distrito de Buenolândia, no município de Goiás. Já a Lei Estadual nº 23.690, de 24 de setembro de 2025, iniciativa de José Machado (PSDB), corresponde ao Goianésia Rodeio Festival.

Originalmente Arraial da Barra, o distrito de Damolândia fica na junção dos rios Vermelho e Bugre e é considerado o primeiro povoado de Goiás. A sua fundação ocorreu em 6 de julho de 1726, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, filho da personalidade histórica de Goiás que ficou conhecida como “Anhanguera”.

Em 2023, o conjunto histórico que reúne o local e objetos tradicionais foi reconhecido por lei como patrimônio e como Marco Zero goiano. A festa pautada pela nova legislação nasceu a partir desse momento. Desde então, a celebração ocorre anualmente em agosto, mês em que a norma que reconheceu a importância do distrito como referência cultural foi sancionada.

"A celebração, apesar de recente, tem tudo para se tornar tradicional, com eventos como a Cavalgada das Bandeiras, missas e atividades culturais que resgatam a memória do Estado. A inclusão no calendário estadual fortalecerá o turismo cultural, valorizará o patrimônio histórico e incentivará a participação popular”, afirmou Camargo Neto na justificativa da matéria que deu origem à nova lei.

Visibilidade, lazer e economia

Graças à proposta de José Machado, o Goianésia Rodeio Festival agora faz parte do Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O evento nasceu em 2017 como Goianésia Mix Festival e, após suspensão no período da pandemia de covid-19, retomou as atividades em 2023 como Goianésia Rodeio Festival.

Em período definido ano a ano, a celebração ocorre durante três dias e reúne profissionais e fãs do rodeio. Os shows de música são o outro principal atrativo para o público. Segundo o propositor, o reconhecimento oficial ao Goianésia Rodeio Festival tem como objetivo fomentar o turismo, o lazer, a economia e a visibilidade da cidade.

“O orçamento para a realização é custeado pela Prefeitura de Goianésia, em parceria com patrocinadores, como empresas, indústrias e o comércio local e regional. São investidos aproximadamente R$ 3 milhões no evento, o que representa um investimento significativo no desenvolvimento da cidade e do Estado”, observa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.