Dia do Turismólogo teve celebração por iniciativa do deputado Coronel Adailton, na noite dessa segunda-feira, 29

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa segunda-feira, 29, sessão solene em comemoração ao Dia do Turismólogo. O evento, por iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), presidente da Comissão de Turismo da Casa, reconheceu e valorizou profissionais que atuam na promoção do turismo em Goiás.
Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além do parlamentar: presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) – sessão Goiás, Charleston Calasans Pimentel; o prefeito do município de Anhanguera, Marcelo Martins de Paiva (MDB); diretor-executivo de tecnologia e inovação do Wam Group, Higino Brito Vieira; presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo em Goiás (Abbtur), Giovanna Adriana Tavares Gomes; vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Anaiad de Assis Lopes; presidente do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Ricardo Rodrigues; analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), George Gustavo de Sousa Toledo, representante do diretor superintendente Antônio Carlos Lima; e a turismóloga Sônia Baylão.
Em seu discurso, Coronel Adailton falou da sua honra em poder celebrar essa data no Parlamento goiano, prestando homenagem aos profissionais do tTurismo, que, segundo ele, muito contribuem para o desenvolvimento de Goiás e do Brasil. Além disso, discorreu sobre a criação do Dia Mundial do Turismo, em 1979, pela Organização Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro do ano seguinte.
“Aqui na Assembleia criamos o Dia Estadual do Turismólogo, em honra e prestigio a essa categoria, que faz crescer e pulsar o turismo em Goiás. São eles que promovem, de forma técnica e estratégica, o planejamento e a promoção do turismo, trazendo conhecimento, planejamento, sensibilidade cultural, garantindo estruturação e segurança a todos. Aos turismólogos, nossa eterna gratidão e o compromisso de seguir defendendo a categoria”, destacou Coronel Adailton.
Hotelaria e turismo goiano
Em seguida, a professora Giovanna Adriana Tavares Gomes, da Abbtur, lembrou que em 2023 houve um marco significativo na hotelaria brasileira e que o País tem, atualmente. 10.501 empreendimentos hoteleiros, entre marcas nacionais e internacionais. "É um setor em franca recuperação, após a pandemia de covid-19, com um investimento previsto de R$ 5,7 bilhões, até 2027. Esses investimentos estão se intensificando, com previsão de mais de 108 hotéis construídos no país até o referido ano. É um desempenho significativo. Nesse sentido, existe um esforço enorme para que o turismo em Goiás cresça cada vez mais”, afirmou.
A turismóloga Sônia Baylão dissertou um pouco sobre funcionamento de hotéis e serviços, nos períodos de baixa temporada, destacando as dificuldades enfrentadas pelos estabelecimentos e pelos profissionais. Ela contou que Goiânia, por exemplo, é uma cidade de turismo de negócios, que recebe clientes de segunda a sexta, tendo uma ocupação menor no fim de semana. Além disso, apontou que nas cidades turísticas, o fim de semana tem bom movimento, com uma queda durante a semana.
“São custos e mão de obra altos. Isso precisa ser trabalhado em conjunto. O turista usa posto de gasolina, farmácia, compras, hotéis e mais. A concentração do fluxo de turistas em períodos específicos do ano, não muda o fato de que diferentes temporadas criam flutuações na demanda que afetam as finanças e operações de um hotel, por exemplo. É preciso criatividade e proatividade para mitigar isso”, alertou a profissional.
O diretor-executivo de tecnologia e inovação do Wam Group, Higino Brito Vieira, elogiou o deputado Coronel Adailton pela oportunidade de poder discutir as razões e soluções para encarar a baixa temporada, ao mesmo tempo que celebra os turismólogos goianos. “Trata-se de uma atividade fundamental para o fomento do turismo do nosso Estado. Agradeço a oportunidade, deputado. Somos um grupo que coordena dez hotéis e quatro parques, sendo 80% da nossa atividade no Estado de Goiás. São muitos desafios e a união do poder público com o privado é fundamental para que se possa enfrentar a baixa temporada.”
Representando o Poder Executivo, o prefeito de Anhanguera, Marcelo Martins de Paiva, disse que sua cidade é a menor do estado e a segunda menor do país. “Anhanguera tem 925 habitantes, mas não menos importante, é a terra do limão-tahiti. É preciso criatividade e apoio do poder público, para ajudar a hotelaria. Vamos criar na cidade a maior caipirinha do mundo e convido a todos para esse vento.”