Novos cidadãos goianos discursam em sessão em homenagem a advogados
Na sessão solene em homenagem aos advogados, o juiz de direito da 2° Vara da Comarca de Ceres, Cristian Assis, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, do município de Ivolândia, padre Newton Neri de Oliveira, foram agraciados com o Título de Cidadania Goiana, reconhecimento concedido pelo Legislativo estadual a personalidades que contribuem para o fortalecimento do Estado.
Ao agradecer a homenagem, o juiz Cristian Assis destacou a relação de parceria entre o Judiciário e a advocacia, ressaltando que essa proximidade fortalece a atuação na comarca em que atua. “Existe uma simbiose muito boa entre o Judiciário e os advogados e advogadas. Isso nos ajuda a trabalhar melhor e a prestar um serviço de mais qualidade à população.”
Assis explicou o valor simbólico da honraria para sua história pessoal. Nascido em Brasília, contou que a mudança de sua família para Goiânia ocorreu ainda em seus primeiros meses de vida, após seu pai assumir funções na antiga Cobal [Companhia Brasileira de Alimentos, órgão do Ministério da Agricultura extinto em 1990]. “Fui registrado em Brasília por circunstâncias familiares, mas três meses depois já estava em Goiânia, onde cresci e de onde nunca mais saí. Esse título corrige um equívoco da história e oficializa aquilo que sempre senti: eu sou goiano de coração e, agora, também de direito.”
Sonho realizado
O juiz lembrou ainda de sua trajetória no serviço público e da conquista no concurso da magistratura, quando sempre sonhou em receber a cidadania goiana. “Eu sempre brincava que um dia iria conquistar o título de cidadão goiano, e hoje esse sonho se realiza. Sou grato ao presidente Bruno Peixoto, aos deputados desta Casa e a todos que contribuíram para essa homenagem.”
Assis finalizou com agradecimentos à família, amigos e colegas, destacando o papel da Assembleia Legislativa na valorização das instituições democráticas. “Nada é mais importante do que reconhecer as raízes e a identidade de um povo. Hoje me sinto, de fato, goiano”, concluiu.
Padre Newton Neri também se pronunciou e em seu discurso recordou sua origem paraense e sua missão vocacional. “Sou paraense de sangue e goiano de coração. Há mais de 30 anos sirvo ao povo de Goiás, e já me sinto um cidadão goiano pela missão de servir à Igreja na qual o Senhor Jesus me chamou”, afirmou.
Neri lembrou a decisão que marcou sua juventude, quando optou pelo sacerdócio. “Deixei tudo para seguir o chamado de Deus. Sou muito feliz em ser sacerdote. Nunca me arrependi de não ter casado, pois vivo plenamente minha vocação no celibato. Tenho muitas mulheres na minha vida, que são aquelas que o Senhor colocou no meu caminho, filhas espirituais que fazem parte da minha missão.”
O religioso agradeceu ao presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), e aos demais parlamentares pela honraria. “Recebo este título com muita felicidade, como um gesto de reconhecimento e de carinho. A partir de hoje, oficialmente, sou cidadão goiano. Muito obrigado de coração. Que Deus nos abençoe abundantemente”, concluiu.