Ícone alego digital Ícone alego digital

Pelas crianças e adolescentes

01 de Outubro de 2025 às 11:30
Crédito: Denise Xavier
Pelas crianças e adolescentes
Evento de Orientações da Revisão do Plano Nacional Decenal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Comissão da Criança e Adolescente, presidida por Alessandro Moreira, promoveu audiência pública nesta 4ª-feira, sobre revisão do Plano Nacional Decenal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na manhã desta quarta-feira, 1º, no Auditório Francisco Gedda do Palácio Maguito Vilela, audiência pública voltada à Revisão do Plano Nacional Decenal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Comissão da Criança e Adolescente, presidida pelo deputado Alessandro Moreira (PP), em conjunto com a Comissão de Assistência Social, que é coordenada pela deputada Vivian Naves (PP).

A audiência, que reuniu representantes do governo estadual, lideranças da sociedade civil, especialistas e parlamentares, integra o processo nacional de atualização do plano, coordenado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é coletar contribuições regionais para subsidiar o Congresso Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, previsto para maio de 2026, em Brasília.

Ao dar início ao debate, Alessandro Moreira destacou a relevância do tema e a responsabilidade do Parlamento em atuar na proteção da infância e adolescência. “A função dessa comissão é proteger, trabalhar em políticas públicas para proteger as nossas crianças, os nossos adolescentes. Nós precisamos garantir que tenham seus direitos preservados, sua segurança e sua integridade. O que não queremos para nossos filhos, também não queremos para os filhos de outros”, afirmou. O parlamentar ressaltou ainda a importância da participação dos conselhos tutelares, equipes municipais de assistência social e órgãos de proteção na construção coletiva do plano.

Na sequência, a deputada Vivian Naves reforçou o trabalho conjunto entre as duas comissões e enalteceu as políticas públicas de prevenção desenvolvidas em Goiás. “Esse trabalho em conjunto, assistência social juntamente com a Criança e Adolescente, vai render frutos para entregarmos à sociedade políticas públicas efetivas e uma legislação mais rigorosa”, disse. A parlamentar ressaltou ainda a importância do debate sobre o impacto do ambiente digital na infância. “Nós pais não temos o controle efetivo do que nossas crianças estão assistindo, seja na TV ou no celular. Precisamos conversar sobre esse tema e debater bastante, porque é protegendo as crianças que vamos fortalecer a família, que é a base da sociedade”.

Contribuições

O coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, psicólogo Joseleno Vieira dos Santos, apresentou a metodologia e o cronograma da revisão no Estado, ressaltando a necessidade de capilaridade. “Ao me deparar com o desafio, logo pensei que teríamos que fazer uma parceria com a Alego, porque como dar escala? Como chegar nos municípios? Aqui é a Casa que discute políticas fundamentais e que pode pensar conosco os recursos necessários para enfrentar a violência sexual no Estado”, disse. Ele resgatou a história da construção dos planos nacionais desde 2000 e destacou os três eixos do processo em Goiás: reuniões temáticas com comunidades específicas, rodas de conversa com crianças e adolescentes e Fóruns Livres organizados em municípios e entidades. “Somos 246 municípios. Se cada um realizar um Fórum Livre, ampliaremos vozes e diagnósticos. É pensar globalmente e agir localmente.”

Representando o governo estadual, o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa Gonçalves, ressaltou o papel da participação social. “A rede de proteção da criança e do adolescente não pode trabalhar em ilhas. Não podemos fazer política para eles, precisamos fazer política pública com crianças e adolescentes”, frisou.

Gonçalves destacou ainda a existência do Comitê de Participação de Adolescentes, que reúne jovens de várias regiões de Goiás para colaborar diretamente na construção das políticas públicas.

Na mesma linha, a analista em saúde Lígia da Fonseca Bernardes, representando a Secretaria de Saúde do Estado, destacou o papel da atenção primária. “As crianças e adolescentes em situação de violência sexual necessitam de um cuidado integrado, desde a prevenção até o pós, envolvendo saúde, assistência social, segurança e educação. A atenção primária, por estar próxima das comunidades, é essencial nesse processo.”

Já a representante da Secretaria de Segurança Pública, Rebeca Brandão de Araujo Rocha, lembrou que a segurança pública também integra a rede de proteção. “As delegacias de proteção aos adolescentes são especializadas no atendimento às vítimas de violência. Estamos cada vez mais assumindo esse papel social, não apenas de investigar e punir, mas também de participar da prevenção e da proteção”, afirmou.

Encerramento

No encerramento da audiência, o deputado Alessandro Moreira fez os encaminhamentos do processo, destacando os próximos passos da revisão. “Podemos entender que esse é um primeiro passo para que a construção dessa revisão do plano aconteça até o mês de outubro. Em novembro, será entregue em debate estadual e regional. Cabe a nós levarmos essa mensagem a todos os municípios e entidades interessadas em realizar os fóruns livres, para que as informações sejam consolidadas e debatidas”, afirmou.

O parlamentar agradeceu a parceria da deputada Vivian Naves e a participação dos representantes do governo estadual, reforçando o compromisso da Alego em acompanhar a pauta. “Nosso Estado é referência no Brasil na área social e, com certeza, através de todas as parcerias, iremos colher bons frutos”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.